Depois de temporal, Capital deve marcar mínima de 12º C até sábado

Após a forte chuva que atingiu Campo Grande e diversos municípios do Estado na quarta-feira (26), a previsão é de que as temperaturas caiam nos próximos dias, mas voltem a subir no decorrer do fim de semana. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, as mínimas não serão bruscas, e outubro continuará sendo o mês mais quente do ano até o momento.
O meteorologista explicou que a queda nas temperaturas nos próximos dias acontece devido a outubro ser o primeiro mês da primavera, conhecida como uma estação de transição. “Estamos no fim do primeiro mês da estação e alguns sintomas do inverno são possíveis de ocorrer ainda, como na semana passada que ocorreu período de estiagem de 12 dias no Estado”, explicou.
- Leia Também
- Cidades de MS tiveram mais de 120 milímetros de chuva em um dia
- Quinta-feira amanhece nublada, fria e máxima não passa de 29ºC em MS
Segundo Natálio, as massas de ar frio que chegam ao país, principalmente pela região sul, não são tão intensas, por isso a previsão é de queda nas temperaturas mas não de frio intenso. “As mínimas não serão de causar frio rigoroso e eventos mais sérios como geada. É um frio passageiro”, afirmou.
A previsão é de que as máximas voltem a subir nos próximos dias. “É um período curto, no máximo até sábado, depois as temperaturas voltam a subir”.
Recentemente o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou que a média das máximas em Mato Grosso do Sul em outubro é de 31,1º C, e Porto Murinho, distante 431 km de Campo Grande, teve a maior média do ano no Estado no dia 17 deste mês, registrando 41,3º C.
“Se comparar as mínimas que devem gerar em Campo Grande 13º C e no sul do Estado 10º C, e considerando que tivemos máximas em vários dias acima de 35º C, essa diferença é irrelevante. Na média geral vai contribuir muito pouco para que as máximas fiquem baixas em relação aos outros meses”, finalizou.
Inmet - De acordo com o Inmet, o tempo ficará parcialmente nublado a claro na sexta-feira (28), com mínimas de 10º C e máxima de 28º C em todo o Estado. Para Campo Grande, a previsão é de que os termômetros marquem 14º C e 26º C no mesmo dia.
No sábado (29), as máximas voltam a subir e fará 30º C em todo o Estado e 29º C na Capital, com mínimas de 12º C e 16º C, respectivamente.
Para os eleitores de Campo Grande que se preparam para o dia eleitoral, o domingo (30) será de tempo parcialmente nublado com mínimas de 18º C e máxima de 33º C.
Para todo Mato Grosso do Sul, o céu estará parcialmente nublado com excessão do norte, que será de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuvas à tarde e a noite. A mínima será de 15º C e a máxima de 34º C.