ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Durante operação, polícia apreende 1,6 km de redes e solta 30 kg de pescado

Caroline Maldonado | 24/04/2016 15:55
No total, PMA apreendeu 1,6 km de redes de pesca, somente ontem (Foto: Divulgação/PMA)
No total, PMA apreendeu 1,6 km de redes de pesca, somente ontem (Foto: Divulgação/PMA)

Durante a operação Tiradentes, policiais militares ambientais apreenderam 36 redes de pesca armadas, medindo ao todo 1,6 mil metros, a menos de 1.500 metros do lago da usina Sérgio Motta, no rio Paraná. As apreensões ocorreram em Batayporã, a 311 quilômetros de Campo Grande. 

Com isso, foram soltos 30 quilos de pescado, que estavam vivos e presos às redes. Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), o uso de petrechos proibidos do tipo redes de pesca é muito comum na região, pois, nos lagos das usinas hidrelétricas do Rio Paraná, a rede é permitida para o pescador profissional. No entanto, elas devem estar identificadas e com malha de tamanho a partir de 140 milímetros.

Conforme a polícia, muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida e não identificam. Além disso, há pescadores amadores que usam estes petrechos sem previsão legal, o que é crime ambiental.

Também ocorre de os pescadores armarem redes emendadas, às vezes com mais de 2 quilômetros, sendo que a legislação permite no máximo 100 metros, localizadas, a pelo menos, 150 metros uma da outra.

A fiscalização reforçada faz parte da operação Tiradentes, que tem 310 militares nos rios do Estado, durante o feriado. A ideia é autuar os pescadores antes mesmo que capturem os peixes.

Nos siga no Google Notícias