ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Em 2 horas, tempo muda duas vezes e Capital registra fenômeno incomum

Aeroporto de Campo Grande chegou a operar por instrumentos por conta da névoa úmida que se formou em diversos pontos da cidade

Liniker Ribeiro | 29/01/2018 08:30
Clima em Campo Grande por volta das 8h de hoje (Foto: André Bittar)
Clima em Campo Grande por volta das 8h de hoje (Foto: André Bittar)

A neblina que provocou mudanças no tempo, na manhã desta segunda-feira (29), em Campo Grande, é resultado de um fenômeno climático incomum nesta época do ano, de acordo com o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão. Em apenas uma hora e meia, três climas diferentes foram observados na Capital.

O registro feito por uma equipe do Campo Grande News, por volta das 6h30, apresentava tempo aberto, com poucas nuvens no céu. O sol apareceu logo em seguida, mas foi escondido por uma névoa úmida que provocou até mudanças no aeroporto da capital.

Pouco antes das 7h, os voos previstos para partidas e decolagens estavam sendo realizados com auxílio de instrumentos. A neblina também foi registrada em outros pontos da cidade, como na região central, na rua Antônio Maria Coelho, e no bairro Jardim dos Estados.

Já por volta das 7h10, com o fim da neblina, o sol voltou a aparecer. "Essa mudança não é comum no verão, é uma característica mais típica de outono e do inverno", afirmou Natálio. "Isso acontece por conta de diferenças na temperatura da atmosfera e do chão, que mesmo que sejam mínimas, podem provocar a formação de névoa úmida, dificultando a visão em determinados pontos".

A umidade no solo, por conta da quantidade de chuva que vem caindo sobre Campo Grande, também favorece o fenômeno. A instabilidade no clima é provocada por conta de um sistema de baixa pressão que se encontra na divisa do Estado com o Paraguai, o que influência o aumento de nuvens e provoca chuva.

Para hoje, a previsão segundo os meteorologistas é de chuva em boa parte de Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões central, norte e nordeste. Em Campo Grande, pancadas isoladas podem ocorrer já pela manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são esperados 4.7 milímetros de chuva por volta das 9h30.

Ao longo do dia, a chuva pode vir acompanhada de trovoadas e ventos fortes. Ainda de acordo com o Instituto, a mínima para hoje é de 23°C, na Capital, e máxima não deve passar dos 29°C.

Névoa úmida registrada em pontos da Capital, pouco antes das 7h (Foto: Mayara Bueno)
Névoa úmida registrada em pontos da Capital, pouco antes das 7h (Foto: Mayara Bueno)
Céu com poucas nuvens, por volta das 6h30 da manhã (Foto: André Bittar)
Céu com poucas nuvens, por volta das 6h30 da manhã (Foto: André Bittar)
Nos siga no Google Notícias