ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Em 24h, PMA resgata 9 animais silvestres em áreas urbanas da Capital

Apesar do número alarmante, capturas estão na média dos últimos anos

Jhefferson Gamarra | 26/01/2022 13:29
Espécie de ouriço foi a mais resgatada pela PMA nas últimas 24h. (Foto: Divulgação)
Espécie de ouriço foi a mais resgatada pela PMA nas últimas 24h. (Foto: Divulgação)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi bastante acionada nas últimas 24h para resgatar animais silvestres na zona urbana de Campo Grande. Entre a noite de ontem (25) e a tarde desta quarta-feira (26), 9 animais foram capturados. Entre os bichos, estão espécies de siriema, sagui, serpente, jabuti, gambá e ouriços.

A ave da espécie siriema foi resgatada após ser atropelada na região das Chácaras das Mansões. Dois primatas da espécie sagui foram resgatados em residências nos Bairros Jardim Veraneio e Los Angeles. Uma serpente da espécie coral-falsa, não peçonhenta, também foi capturada no Bairro Los Angeles e um jabuti no Bairro Guanandi II.

O recordista de resgates foram os ouriços. Na noite de ontem, dois animais popularmente conhecidos como ouriços-cacheiros foram resgatados nos bairros Mata do Segredo e Vila Nasser. Na manhã de hoje, a PMA foi acionada por funcionários da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul), para realizar a captura de outro animal silvestre da mesma espécie que estava nas dependências da Secretaria. O último animal resgatado foi um gambá, encontrado em uma residência no Bairro Nova Minas Gerais.

De acordo com o Comandante da PMA, Coronel Ednilson Queiroz, apesar do número ser alto, está dentro da média diária de capturas. Em 2021, os policiais militares ambientais capturaram 2.766 animais silvestres nos perímetros urbanos, além de 75 bichos vítimas de atropelamento nas rodovias em todo Mato Grosso do Sul. Isso significa que, em média, quase 8 são recolhidos diariamente nas cidades.

Orientação - Quem se deparar com um animal silvestre ferido deve entrar em contato com a PMA, que fará o resgate. A orientação é evitar se aproximar do bicho, principalmente de grandes mamíferos e animais peçonhentos, que podem se sentir acuados e atacar. Já no caso de filhotes, a mãe pode estar por perto e atacar para defender a cria. Os telefones da PMA em Campo Grande são o (67) 3357-1500 e o (67) 9984-5013.


Nos siga no Google Notícias