ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Em conversa com ministro, André tentar “herdar’ de MT projeto parado desde 2004

Ângela Kempfer e Luciana Brazil | 20/05/2013 11:19
Em conversa com ministro, André tentar “herdar’ de MT projeto parado desde 2004

A presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, em Campo Grande, pode render ao Estado a instalação de Parque Tecnológico e a vinda de um projeto há quase 10 anos parado em Cuiabá, o do INPP (Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal).

Em conversa na manhã de hoje com o governador André Puccinelli, Raupp ouviu a proposta de parceria para ampliar a função do Aquário do Pantanal, em construção no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

O Estado quer a instalação de um Parque Tecnológico no local, que agregaria mais instituições, inclusive, o INPP. “Se a maior parte do Pantanal está aqui, o Instituto deveria vir para cá mesmo”, pontuou o ministro hoje cedo na Governadoria.

Sem titubear, o governador já se prontificou a fazer as modificações necessárias para trazer o projeto para Mato Grosso do Sul. “Quantos metros quadrados preciso? Caso não sirva na estrutura atual, nós podemos construir ao lado”, garantiu Puccinelli.

O Aquário será um Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna e terá a princípio 18.636 metros quadrados, com espaço para abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, além dos 25 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies.

Em 2010, a Assembleia Legislativa sul-mato-grossense já havia questionado a instalação do INPP em Mato Grosso, já que desde 2004 a ideia não avançou, mas na época o Ministério reafirmou a sede em Cuiabá.

O INPP deveria funcionar na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) por causa de uma parceira mantida desde 2004 com o CPP (Centro de Pesquisas do Pantanal), que envolve instituições e pesquisadores de MS e MT.

Nos siga no Google Notícias