ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Em manhã de limpeza na Lagoa Itatiaia, Florestinhas recolhem 300 quilos de lixo

Mariana Lopes | 22/03/2012 12:52

No local foram encontradas garrafas pet, sacolas plásticas e até um gato morto

Lixo recolhido chegou a 300 quilos (Foto: Mariana Lopes)
Lixo recolhido chegou a 300 quilos (Foto: Mariana Lopes)

Empenhados em chamar a atenção de moradores para a preservação do meio ambiente, adolescentes do projeto Florestinha, da Polícia Militar Ambiental, fizeram mutirão na manhã desta quinta-feira (22), no Dia Mundial da Água, e limparam a praça da Lagoa Itatiaia. Embora a quantidade de lixo recolhido tenha sido grande, cerca de 300 quilos, ela diminuiu em relação à mesma ação realizada no ano passado, quando foi tirada do local uma tonelada de resíduos.

A equipe, que contou com o trabalho de seis policiais e mais seis florestinhas, além da ajuda de alguns moradores da região, fez pente-fino fora e dentro da lagoa. De acordo com o major Ednilson Paulino Queiroz, foram recolhidas garrafas pet, sacolas plásticas e até um gato morto.

A limpeza também foi feita na parte interna da lagoa (Foto: Mariana Lopes)
A limpeza também foi feita na parte interna da lagoa (Foto: Mariana Lopes)

“Esse tipo de ação é importante para impactar a comunidade local, mostrar o quanto de lixo tem espalhado em um espaço que é deles”, pontua o major. Com este alerta, o militar ainda chama a atenção para a responsabilidade dos moradores. “O bem ambiental não compete apenas ao poder público limpar, é dever dos cidadães também”, diz.

E esta lição os adolescentes do projeto aprenderam muito bem. O tenente florestinha Alexandre Aparecido Claro Bach, de 15 anos, mesmo com a pouca idade, tem a consciência de gente grande. “Falta colaboração dos moradores para manter o local limpo. Hoje, por exemplo, encontramos até repolho, berinjela, jogados dentro da lagoa”, conta.

De quem é a culpa? - Há 13 anos morando em frente à praça, o comerciante José Vicente Martins, 63 anos, pratica caminhada todos os dias no entorno da lagoa e conta que o local já foi mais abandonado. “Agora o poder público está cuidando melhor daqui arrumou a iluminação, também fazem limpeza, agora precisa da colaboração da população”, observa.

José Vicente diz que situação da lagoa já foi pior (Foto: Mariana Lopes)
José Vicente diz que situação da lagoa já foi pior (Foto: Mariana Lopes)

Junto da esposa e do neto, ele garante que o espaço é ideal para programas em família. “É um lugar maravilhoso, é uma pena que as pessoas não tenham a consciência de que jogar lixo traz problemas, além de deixar feio”, lamenta.

A autônoma Liana Gomes, 58 anos, denuncia que os maiores responsáveis pelo lixo no local são pessoas que vêm de outras regiões da cidade. “Geralmente o pessoal vem no final de semana, faz piquenique e deixa tudo a sujeira aqui”, raclama.

Nos siga no Google Notícias