Em noite nublada, fotógrafo sortudo registra último eclipse do ano
O registro foi feito pelo fotógrafo Wilmar Carilho por volta das 18h30 em Campo Grande
O último eclipse de 2023 foi registrado na noite deste sábado (28). Este foi lunar com visão parcial e quase não foi visto em Campo Grande. No entanto, foi capturado pelas lentes e câmera do fotógrafo Wilmar Carilho.
Ele relatou em entrevista que contou com a sorte para conseguir visualizar os poucos segundos do eclipse. Wilmar ressalta que as imagens foram registradas em sua casa no bairro São Francisco por volta das 18h30.
- Leia Também
- Físico usa “engenhoca” econômica para projetar eclipse no sofá de casa
- Multidão se reúne em parque, aplaude sol e criançada ganha aula de astronomia
Eu sai lá fora e a Lua estava encoberta, voltei para casa. Depois, consegui de novo, começou um clarão. Quando eu registrei, já estava no finalzinho. Tive sorte", descreveu Wilton.
O fotógrafo complementou que o céu nublado acabou atrapalhando nos registros. Além disso, explicou que foi um pouco frustrante a noite campo-grandense não ajudar. "Infelizmente, a gente estava na expectativa, é o último do ano".
O ano de 2023 foi recheado com eclipses. O primeiro não foi visível no Brasil e foi o solar total no dia 20 de abril. Em maio, outro eclipse não visível no país foi o lunar penumbral (quando a Lua está coberta pela sombra mais clara da Terra).
O mais comentado do ano foi o solar visível no dia 14 de outubro. Para finalizar o ano, foi registrado o deste sábado (28). Durante um eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.