ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Empresa de Dourados quer abrir 1º aterro industrial de Campo Grande

Projeto já está pronto e será discutido em audiência pública promovida pela Planurb nesta quinta-feira (5)

Izabela Sanchez | 05/12/2019 10:25
Fotografia por satélite mostra área, na Fazenda, onde as atividades do aterro serão distribuídas (Foto: Reprodução)
Fotografia por satélite mostra área, na Fazenda, onde as atividades do aterro serão distribuídas (Foto: Reprodução)

Dourados, a 233 km de Campo Grande, já tem um aterro para o chamado lixo industrial, mas Campo Grande não. Responsável pelo projeto na cidade que é polo da região sul, Marcos Duarte, engenheiro sanitarista sócio da OCA Ambiental, quer fazer o mesmo aqui.

O projeto, que já está desenhado e já foi apresentado à Prefeitura, será discutido em audiência pública promovida pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) nesta quinta-feira (5). A ideia é dar local com mais estrutura para que as empresas destinem os resíduos que descartam.

O aterro abrange diversos tipos de lixo, incluindo os chamados lixos pesados e os resíduos das unidades de saúde, que também são perigosos e pedem descarte específico. A ideia é construir o aterro na Fazenda Colorado, região de Campo Grande, com acesso pela MS-040, no km 30. A estrutura vai ocupar, se seguir o desenho inicial, 48 hectares.

Estrutura – Segundo o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) o espaço terá área para resíduos sólidos urbanos e domiciliares classe II A, que são considerados não perigosos. Para esse tipo, o local pode receber até 80 toneladas por dia. A ideia é, também, contemplar resíduos de serviços de saúde considerados perigosos, acima de 30 toneladas e até 60 toneladas por dia.

Para os resíduos industriais, classe II e classe I, de cada um a empresa pode receber até 80 toneladas por dia. O projeto ainda prevê usina de triagem e processamento de resíduos sólidos urbanos com capacidade 10 toneladas por dia e transformação pelo processo de compostagem.

A OCA Ambiental ainda quer distribuir ecopontos para óleo vegetal usado, baterias, lâmpadas, resíduos tecnológicos, estação de transbordo e depósito de recicláveis ou sucata, lixo “não perigoso”.

Imagem mostra fazenda que pode receber o 1º aterro industrial de Campo Grande (Imagem: Reprodução)
Imagem mostra fazenda que pode receber o 1º aterro industrial de Campo Grande (Imagem: Reprodução)

E o meio ambiente – No relatório não é possível identificar explicações sobre os danos ambientais da implantação desse projeto na fazenda. O EIA afirma que, no aterro, parte dos resíduos considerados perigosos vai para a trincheira classe I, “onde ficam em ambiente devidamente coberto, evitando a contaminação do solo e lençol freático”.

“A outra parte dos resíduos classe I (com alto poder calorífico) são encaminhados para a blendagem e são vendidos como fonte de energia (combustão) para outros processos produtivos. A blendagem contribui para o aumento da vida útil das trincheiras classe I, reduzindo a ocupação do solo e gerando renda”, promete o estudo.

Procurada, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que "esta é apenas uma das primeiras etapas para aprovação da Licença Prévia de um projeto de aterro, onde é apresentado seu EIA/RIMA a todos, e assim poderem influir, discutir e debater a respeito do projeto, para então após está etapa a Semadur elaborar um parecer preliminar, com base em todas as informações do estudo e da audiência pública".

Além de toda a estrutura para receber e processar o lixo industrial, o complexo terá área administrativa que inclui oficina mecânica, escritório, lavador, almoxarifado, posto de abastecimento, estacionamento de carros, caminhões, espaço reservado para caçambas e balança.

A ideia é ter, também, sistema biológico de tratamento de efluentes (conjunto lagoas de estabilização).

Mapa mostra área que será ambientalmente influenciada, de forma direta, pelo aterro (Imagem: Reprodução)
Mapa mostra área que será ambientalmente influenciada, de forma direta, pelo aterro (Imagem: Reprodução)

Empregos – Conforme o EIA, a ideia inicial é empregar 30 pessoas em diferentes funções. Em Dourados, segundo Marcos Duarte, o aterro atende 200 empresas e aqui o objetivo é, ao menos, dobrar esse número, conforme relatou o engenheiro. A Capital possui mais de 2 mil empresas com mais de 35 mil empregados.

As áreas mais fortes por aqui são indústria da construção, da borracha, fumo, couros, peles, similares e indústrias de produtos alimentícios e bebidas, que tem maior número de empresas na cidade.

Segundo o EIA, podem trabalhar no aterro engenheiro sanitarista e ambiental, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, engenheiro civil, administrador, auxiliar administrativo, contador, auxiliar de serviços gerais, operador de máquinas, lavador, mecânico, soldador e motorista.

“Campo Grande tem um aterro público municipal, mas de acordo com a legislação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos, resíduos dos grandes produtores e indústrias é responsabilidade das empresas, para isso é necessário que tenha outro empreendimento, para estar recebendo esses resíduos”, avalia Marcos.

O processo para receber e processar o lixo varia com o tipo e quantidade de cada resíduo, conforme explicou. “Porque o resíduo é classificado em função do trabalho, da estabilização, da neutralização, para a gente poder precificar”, afirma.

“Nós vamos trabalhar classe 1, classe 2 e a intenção é implantar sistema de blindagem, para enviar esses resíduos com poder calorífico para o processamento. Contaminados com óleos graxas, plástico, papel, papelão. E também reciclagem, o que material que vem limpo vai retornar para a indústria de origem”, diz o empresário.

Nos siga no Google Notícias