ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Meio Ambiente

"Espaço de treinamento" para galos de briga é fechado no Nova Lima

Local funcionava no Nova Lima e tinha 22 galos em gaiolas apertadas, além de arena para "treinamento" das aves

Ana Paula Chuva e Marcos Rivany | 08/09/2020 16:46
Gaiolas de madeira onde galos eram mantidos. (Foto: Divulgação | PMA)
Gaiolas de madeira onde galos eram mantidos. (Foto: Divulgação | PMA)

Espaço de treinamento para de galos briga foi fechado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em Campo Grande na tarde desta terça-feira (8). O local localizado no bairro Nova Lima é o segundo caso em 48h envolvendo rinhas de galos.

Segundo a PMA, no local foram apreendidos 22 galos de briga e o proprietário, pedreiro de 55 anos, foi multado em R$ 11 mil por maus-tratos, depois de denúncias sobre o espaço.

Na residência os policiais verificaram que o local não funcionava como espaço para apostas, mas sim para treinamento e criação de animais para briga, inclusive havia uma arena improvisada no quintal.

Os galos eram mantidos em gaiolas de madeira e algumas de ferro, extremamente apertadas restringindo os movimentos e privando os animais da luz solar.

Aves tiveram esporas e pena cortadas. (Foto: Divulgação | PMA)
Aves tiveram esporas e pena cortadas. (Foto: Divulgação | PMA)

Ainda conforme a PMA, os animais foram encontrados com ferimentos na crista e no peito, além das esposas cortadas.

A Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) também foi avisada sobre o caso e foi ao local nesta tarde. Segundo o delegado Maércio Alves Barbosa, o pedreiro revelou que não é a primeira vez que investe na criação de galos, mas parou por um tempo e resolveu voltar “treinar” as aves há cerca de 7 meses.

Quando não estavam em treinamento, os galos ficavam nas gaiolas, recebiam água e alimentação, mas tinham as penas arrancadas como método para “fortalecem os músculos”.

Como não há local adequado para apreensão dos galos, eles permanecem sobre a tutela do proprietário. No entanto, explica o delegado, isso passa a ser fiscalizado. Eles não podem vendidos ou treinados novamente.

Esse foi o segundo caso descoberto pela polícia em menos de 48 horas, o primeiro foi registrado ontem, no Jardim Noroeste. Para o delegado, esse aumento nos flagrantes não está relacionado com a popularização da prática, mas sim ao crescimento das denúncias. Para ele, isso pode estar ligado a maior quantidade de tempo que as pessoas ficam em casa por conta da pandemia do coronavírus.

O pedreiro foi levado para a delegacia especializada e vai por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.

Confira vídeo:


Jardim Noroeste - No domingo (6), policiais militares ambientais fecharam uma rinha de galo e resgataram 24 animais feridos no Jardim Noroeste, em Campo Grande.

No flagrante um dos participantes chegou a fugir do local de motocicleta, e os galos foram apreendidos todos sem esporas e com as penas cortadas.

Nos siga no Google Notícias