ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Espécie rara de ver, mutum-de-penacho rouba a cena em circuito de vôlei

Nada arisca como o esperado, a ave é simpática e se aproxima deles até nas areias da quadra

Por Cassia Modena | 24/02/2024 18:45


Toda bonita e imponente, uma mutum-de-penacho tem roubado a cena durante os jogos do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputados por atletas de diferentes estados desde terça-feira (21), no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Nem um pouco arisca, a fêmea sobrevoa a quadra e pousa até a areia, se aproximando dos atletas (veja no vídeo acima). Ela também tem gostado de ficar na estrutura reservada à organização, que é menos movimentada que a arquibancada. A equipe diz que adora receber a simpática visitante.

Neste sábado (24) de torneio, o público compareceu em peso para assistir aos jogos, mas a ave não se intimidou. Foi vista chegando por volta das 10h, enquanto partidas decisivas rolavam na quadra.

Escassa - A espécie é rara de se ver, mas sua presença nas áreas verdes de Campo Grande não é novidade.

Charmosa, mutum-de-penacho fêmea carrega "cabelo" e "cauda" que a deixam imponente (Foto: Maurício Val/CBV)
Charmosa, mutum-de-penacho fêmea carrega "cabelo" e "cauda" que a deixam imponente (Foto: Maurício Val/CBV)

Ela já foi classificada como em extinção no País e hoje está escassa em várias regiões devido à caça ilegal, explica a bióloga de Mato Grosso do Sul especialista em aves, Maristela Benites. Especialmente na Capital, ela não sofre esse risco por viver onde mais gosta e onde está segura.

"O mutum-de-penacho é uma espécie dependente de matas, de florestas. Em razão da destruição desses habitats e da perseguição para a caça em várias regiões onde ocorre, ela se tornou escassa, mas não aqui. Pode  se tornar localmente rara se a cidade não mantiver áreas verdes conservadas", explica Maristela.

O Parque das Nações Indígenas é área verde pertencente ao Complexo do Parque dos Poderes, contextualiza a bióloga. "Não é a toa que a espécie ocorre nessa região, o ambiente ainda é conservado. Mas temos que lembrar que existe uma pressão bem grande para o desmatamento do que resta dela, então, o mutum e espécies de hábitos florestais, podem também ser considerados em risco, certamente", completa.

O Circuito - O torneio nacional de vôlei é competição para quem está de olho nas Olimpíadas de Paris. Atletas de alto nível estarão na disputa até este domingo (25), dia de final da categoria Top 16 masculina e feminina.

A entrada é gratuita. Quem quiser prestigiar o esporte e tentar avistar a bela mutum-de-penacho precisa se inscrever no local, na hora, ou pelo site. O acesso pela Rua Antônio Maria Coelho é o mais próximo da quadra.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias