Espetáculo celeste: chuva de meteoros tem ponto máximo na próxima madrugada
Fenômeno luminoso dura mais de dois meses, mas atinge pico de incidência entre terça e quarta-feira
Nesta terça-feira (12) será possível observar as Perseidas (PER), uma das chuvas de meteoros mais conhecidas por quem gosta de astronomia. O pico do fenômeno acontece entre esta noite e a madrugada de quarta-feira.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A chuva de meteoros Perseidas, originária do cometa 109P/Swift-Tuttle, terá seu pico entre a noite de terça-feira (12) e a madrugada de quarta-feira (13). Estima-se que, em condições ideais, possam ser avistados até 100 meteoros por hora, viajando a uma velocidade média de 59 km/s. Apesar de visíveis a olho nu, a observação poderá ser dificultada pela lua, que estará 84% iluminada. Recomenda-se buscar locais com pouca luz para melhor visualização. A chuva de meteoros Perseidas está ativa desde 14 de julho e se estenderá até 1º de setembro.
Os meteoros das Perseidas têm origem no cometa 109P/Swift-Tuttle. Em condições ideais, podem chegar a 100 por hora, com velocidade média de 59 quilômetros por segundo. Embora visíveis a olho nu, a observação pode ser prejudicada pela lua cheia, que estará 84% iluminada.
A Exoss, rede de monitoramento de meteoros, recomenda escolher um local com pouca luminosidade para uma melhor visualização.
Segundo a rede, as Perseidas estão ativas desde 14 de julho e seguirão até a primeira noite de setembro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.