ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Expogrande envia resíduos para reciclagem e adubo em busca selo "lixo zero"

Feira está fazendo monitoramento, coleta, triagem e educação ambiental para alcançar meta de lixo zero

Por Fernanda Palheta | 10/04/2024 17:21
Ação de conscientização de descarte correto do lixo em estande da Expogrande (Foto: Divulgação)
Ação de conscientização de descarte correto do lixo em estande da Expogrande (Foto: Divulgação)

Além dos tradicionais leilões, julgamentos, ciclos de palestras e shows, a 84ª edição da Expogrande terá ação de sustentabilidade e busca conquistar em sua o Selo Lixo Zero. Em quatro dias de eventos da maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul, cerca de 40 m³ de materiais recicláveis foram desviados do aterro sanitário.

Todo o lixo produzido no Parque de Exposições Laucídio Coelho, entre os dias 5 e 14 de abril, será coletado e passará por uma triagem, onde são separados os resíduos orgânicos dos recicláveis.

Ambos serão reaproveitados. Os orgânicos, como restos de alimentos, serão juntados aos dejetos dos animais e encaminhados para a Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul onde virarão adubo. Já os materiais recicláveis serão higienizados e destinados a uma empresa de reciclagem.

A engenheira ambiental responsável pelo projeto, Dayana Medeiros Garcia Reverdito, explica que o objetivo da organização é diminuir o rejeito, que são os resíduos que não podem ser reaproveitados ou reciclados e vão direto para o aterro sanitário.

“Nos primeiros dias de evento, recolhemos aproximadamente 26 bags de 1,5 metro cúbico de materiais recicláveis e cerca de 120 metros cúbicos de orgânicos, a maior parte é de dejeto de animais. A meta é reciclar entre 60% e 70% do lixo produzido pelo evento”, afirma Dayana.

Para isso, além da coleta e triagem dos resíduos, este ano a Expogrande conta com uma equipe que faz o monitoramento dos descartes e outra que atua na educação ambiental do público, estimado em 40 mil por dia.

“Estamos tendo um acolhimento e apoio muito grande do público”, relata a engenheira ambiental. Ela conta que o trabalho de conscientização e sensibilização das pessoas está sendo reforçado com cartazes espalhados pelo Parque.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, anunciou na abertura da Expogrande, no dia 5 de abril, o compromisso com a sustentabilidade e que este ano a edição da Feira seria verde. “A Busca por essas certificações é uma declaração clara de nossa dedicação com a redução do impacto ambiental”, ressaltou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias