ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Fazendeiro é multado por desmatamento no Pantanal para fazer cerca e porteira

Homem ainda pode ser condenado a até quatro anos e três meses de prisão por crimes ambientais

Jones Mário | 27/06/2020 17:19
Madeira era derrubada e desdobrada com uso de motosserras também ilegais (Foto: Divulgação/PMA)
Madeira era derrubada e desdobrada com uso de motosserras também ilegais (Foto: Divulgação/PMA)

Fazendeiro de 68 anos foi multado em R$ 13 mil e vai responder por crimes contra o Meio Ambiente de atividade clandestina de exploração de madeira, degradação de matas ciliares e uso de motosserras ilegais. A PMA (Polícia Militar Ambiental) flagrou as irregularidades na propriedade do idoso, às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, no Pantanal Sul-mato-grossense.

Segundo divulgou a polícia, a fazenda fica localizada a 50 quilômetros da cidade, em região conhecida como Domingos Ramos. No local, ontem (26), equipe de fiscalização encontrou barracão para acampamento de trabalhadores construído dentro da APP (Área de Preservação Permanente) do Rio Paraguai.

A instalação era feita em madeira explorada ilegalmente. As árvores derrubadas sem licença também serviam de matéria-prima para construção de cercas e porteiras.

Os funcionários contratados pelo produtor rural usavam motosserras para derrubar e desdobrar a madeira em esteios e estacas para cerca, e em tábuas para porteiras, todos confeccionados ali mesmo na fazenda. As motosserras não tinham documentação ambiental exigida e foram apreendidas.

A PMA ainda levou do local 342 estacas e 62 esteios para cerca, alguns já fixados ao solo. Policiais apuraram que a produção planejada era ainda maior.

As atividades ilegais do produtor rural foram embargadas. Ele pode ser condenado a até 4 anos e três meses de prisão pelos crimes cometidos.

Nos siga no Google Notícias