ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 10º

Meio Ambiente

Fogo já destruiu 541 mil hectares do Pantanal, 5 vezes o tamanho de Campo Grande

Conforme dados da UFRJ, a área queimada do bioma equivale a mais de três cidades de São Paulo

Por Jéssica Fernandes | 23/06/2024 15:55
Brigadistas combatem incêndio em vegetação no Pantanal. (Foto: Bruno Rezende)
Brigadistas combatem incêndio em vegetação no Pantanal. (Foto: Bruno Rezende)

Desde o começo do ano até 22 de junho foram queimados 541.575 hectares do Pantanal sul-mato-grossense. A área queimada do bioma equivale a mais de três vezes o território da cidade de São Paulo, ou 5 vezes o tamanho de Campo Grande.

Os dados  são do boletim emitido pelo Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O balanço foi divulgado na tarde de sábado (22) através da plataforma ‘Alarmes’ onde também é possível visualizar no mapa a progressão dos incêndios no Pantanal nos últimos 60, 30, 15 e sete dias. Puxando pelos dados mais antigos, o mapa mostra que parte da área se dividia entre níveis altos (laranja) e muito altos (vermelho). Já nos últimos sete dias, a classificação passou para o maior nível.

Boletim da Lasa mostra situação do bioma nos últimos 60 dias. (Foto: Lasa)
Boletim da Lasa mostra situação do bioma nos últimos 60 dias. (Foto: Lasa)
Nos últimos sete dias a classificação da área passou para o maior nível. (Foto: Lasa)
Nos últimos sete dias a classificação da área passou para o maior nível. (Foto: Lasa)

No momento, o combate aos incêndios florestais no Pantanal é feito via terrestre e aéreo. Na semana passada, o Governo do Estado durante reunião com o Ministério do Meio Ambiente solicitou apoio no combate e agora as brigadas sul-mato-grossenses terão mais três aeronaves do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e outras quatro aeronaves de grande porte do Exército para auxiliar.

Além disso, 50 homens da Força Nacional irão ajudar nos trabalhos por terra. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já convocou mais 100 brigadistas para atuar no Pantanal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias