ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Governo de MS anuncia retirada da vacina contra aftosa no ano que vem

Medida, anunciada nesta quinta-feira (21), é para elevar status sanitário do Estado

Ana Paula Chuva | 22/10/2021 12:39
Jaime Verruck anunciando ações do Governo durante o evento. (Foto: Kelly Ventorim/Semagro)
Jaime Verruck anunciando ações do Governo durante o evento. (Foto: Kelly Ventorim/Semagro)

Durante IV Fórum do Planejamento Estratégico Nacional de Febre Aftosa, nesta quinta-feira (21), o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck,anunciou a retirada da vacinação contra  a febre aftosa no Estado em 2023.

O evento foi realizado em Campo Grande pelo Comitê Gestor Estadual do Plano Estratégico do PNEFA para alinhar as ações estratégicas que buscam a elevação do status sanitário do Estado e do País.

Jaime falou sobre as ações do Governo de MS para a cadeia produtiva no Estado na abertura do evento e anunciou, além da retirada da vacinação do calendário de 2023, a autorização para abertura de concurso para médico veterinário.

“O Comitê nos repassou alguns pontos importantes para a conquista da meta. Serão R$18 milhões para a infraestrutura. Com base nisso, também foi autorizada a abertura de edital para concurso de médico veterinário, que farão parte da equipe envolvida com as etapas do plano e a garantia de aporte de 20 milhões ao Fundefesa até dezembro”, disse Jaime.

Para o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, a medida vai elevar o status sanitário do Estado a um novo patamar global.

“Já somos referência em produção e qualidade e, agora, a meta é a abertura de novos e exigentes mercados. Estamos em um processo concreto de evolução e o Estado segue para um novo momento, ressaltando as potencialidades de nossa pecuária e o engajamento dos produtores rurais, cada vez mais comprometidos e tecnificados”, disse  Marcelo.

Durante o evento, o coordenador do Grupo de Trabalho de sanidade da CNA, Mauricio Saito, explicou ainda que para esse novo patamar é necessário mudança.

“Buscamos o maior nível sanitário internacional e isso vai além de números absolutos, pois é um impacto direto na economia e o maior reconhecimento da produção agropecuária do Estado”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias