ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Grupo de quatis "saqueia" comida de servidor no Parque dos Poderes

Viviane Oliveira | 22/08/2014 11:21
Quati tenta "assaltar" a copa em uma das secretárias do Parque, em flagrante que já é comum na região. (Foto: Repórter News)
Quati tenta "assaltar" a copa em uma das secretárias do Parque, em flagrante que já é comum na região. (Foto: Repórter News)

Quem trabalha no Parque dos Poderes, região conhecida pela presença de animais silvestres, corre o risco de ter a marmita ou lanche saqueado por quatis e não é de hoje. Nesta quinta-feira (21), a ação de pelo menos cinco deles foi filmada pelos amigos de Silas Alencar, 52 anos, dono do lanche.

Silas, que trabalha há 30 anos na TV Educativa, teve um saco de frutas "furtado" pelos bichos. Ele conta que chegou e deixou a motocicleta com o pacote em frente ao trabalho e, depois de um tempo, os quatis fizeram a festa e não deixaram para trás nenhuma banana. “Ao invés de salvar o meu lanche, os amigos que viram aproveitaram para fazer o vídeo”, comenta. Foram levadas quatro maçãs, cinco bananas e três laranjas. Depois do episódio, Silas não pretende deixar mais o lanche na moto, "nem por um minuto".

Quatis são animais silvestres vistos frequentemente em Campo Grande. (Foto:Cleber Gellio)
Quatis são animais silvestres vistos frequentemente em Campo Grande. (Foto:Cleber Gellio)

A colega de trabalho de Silas, Cleuza Fernandes, 50 anos, também foi vítima dos bichinhos na semana passada. Ela chegou para trabalhar e enquanto olhava um grupo de quatis comendo chipa que funcionários davam para eles, outro, espertinho chegou por trás e levou o pão caseiro que ela carregava em uma sacola. “Ele pegou o pão, saiu correndo e foi comer sozinho em cima de uma árvore”, conta aos risos.

Cleuza trabalha há 8 anos no parque e diz que se sente privilegiada. “Meu marido é de São Paulo e fica encantado com os bichos. Ele tira foto e posta para os paulistas dizendo: Vida é aqui no Mato Grosso do Sul”, diz. Além dos quatis, na região também há mutum, saguis, capivaras, calangos e até cobras.

O Parque dos Poderes fica dentro da reserva do Prosa e quem trabalha ou mora na região convive com centenas de animais silvestres. No entanto, dar comida aos bichos é um comportamento reprovado e que pode prejudicar a espécie. O professor de Engenharia Ambiental Antônio Carlos Silva Sampaio explica que esses animais estão em busca de comida porque foram acostumados a ser alimentados pelos homem.

“Eles estão deixando de ir buscar alimento em seu habitat natural porque se tornaram escravos do ser humano. “Não há necessidade de alimentar, pois o ambiente natural cria, regula e equilibra a população”, explica.

Veja as imagens feitas pelos amigos de Silas.

Nos siga no Google Notícias