ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Homem é multado após jogar sacola cheia de caramujos próximo a escola

Viviane Oliveira | 02/06/2015 10:55
Homem foi multado por jogar caramujo em local impróprio. (Foto: Divulgação/PMA)
Homem foi multado por jogar caramujo em local impróprio. (Foto: Divulgação/PMA)

Um homem de 44 anos, que não teve o nome divulgado, foi multado ontem após jogar sacolas cheias de iscas para pesca do tipo caramujos, em um terreno baldio. O flagrante foi feito pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na rodovia Ramão Gomes, no perímetro urbano de Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a polícia, o homem retirava a sacola do veículo e jogava no terreno, próximo a uma escola da região. Os bichos estavam mortos, mesmo assim o morador foi notificado a remover o lixo que jogou, multado em R$ 320 e teve o veículo apreendido pela Polícia Militar.

Perigo - Além de transmitir doenças causadas por vermes, o caramujo pode virar criadouro do mosquito da dengue se não for eliminado e descartado de maneira correta. Com o bicho morto, a tendência da concha que protege o molusco é acumular água da chuva, tornando-se assim, proliferador do Aedes Aegypti, vetor também da febre chikunguya.

A forma mais adequada para controlar o molusco é a coleta manual e a destruição dos caramujos individualmente. Sal de cozinha e venenos não são recomendados, porque contaminam a terra e pode ocorrer o envenenamento de animais domésticos.

A maneira mais correta e eficaz é catar o bicho sempre usando luva ou sacola plástica e colocá-los em recipiente, pode ser balde, com água sanitária. O bicho morre com menos de 30 minutos e pode ser enterrado com cal ou ser colocado em sacola plástica para coleta seletiva.

Nos siga no Google Notícias