ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Incêndio em 186 hectares faz usina ser multada em R$ 186 mil pela PMA

Empresa incendiou plantação de cana-de-açúcar em Sidrolândia no final de julho

Izabela Sanchez | 13/08/2020 07:51
Metade área verde, metade solo atingido pelo fogo do incêndio na lavoura de cana em Sidrolândia (Foto: Divulgação/PMA)
Metade área verde, metade solo atingido pelo fogo do incêndio na lavoura de cana em Sidrolândia (Foto: Divulgação/PMA)

Usina sucroalcooleira de Rio Brilhante, a 163 km de Campo Grande, foi multada em R$ 186 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental) de Dourados na quarta-feira (12) pelo incêndio de 186 hectares de uma área plantada com cana-de-açúcar no final de julho.

A multa ocorreu pela falta de licenciamento da empresa para este tipo de prática e pelo risco oferecido em período de estiagem.

Conforme nota da PMA, o incêndio ocorreu nos dias 28 e 29 de julho, causado pela empresa que é proprietária da lavoura em Sidrolândia. A polícia pontua que em época de safra, funcionários fizeram “aceiros” o cerceamento na área de incêndio, para evitar que passasse a outras propriedades, indício de que “a empresa proprietária da lavoura seria a responsável pela infração”.

Área onde a empresa mantém lavoura em Sidrolândia (Foto: Divulgação/PMA)
Área onde a empresa mantém lavoura em Sidrolândia (Foto: Divulgação/PMA)

“Apesar disso, o responsável pela empresa informou que não possuía nenhuma responsabilidade pelo incêndio e que não possuía autorização do órgão ambiental”, pontua a nota.

A PMA utilizou drones e GPS para medir a área atingida na empresa com domicílio jurídico em Rio Brilhante. Conforme destaca a nota, não é possível obter o licenciamento para queima controlada até novembro.

Em época de incêndios florestais que assolam especialmente a região do Pantanal, decreto federal e resolução do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) proíbem a queima.

Nos siga no Google Notícias