ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Inmet envia alerta laranja para baixa umidade a 12% em 15 cidades de MS

Índice está muito abaixo do limite considerado ideal pela OMS, que é de 60%

Por Silvia Frias | 05/09/2025 10:56
Inmet envia alerta laranja para baixa umidade a 12% em 15 cidades de MS
No mapa do Inmet, a área com previsão de baixa umidade para esta tarde (Foto/Reprodução)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para baixa umidade do ar em 15 municípios de Mato Grosso do Sul. Os índices podem variar de 20% a 12%, considerados de grave risco à saúde e abaixo do limite ideal da OMS (Organização Mundial da Saúde).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Baixa umidade do ar coloca 15 municípios de MS em alerta laranja. Índices podem variar entre 12% e 20%, com grave risco à saúde, segundo o Inmet. Alerta abrange cidades das regiões leste e centro-norte do estado e vale das 13h às 18h desta sexta-feira. Recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas e exposição ao sol nos horários mais quentes. Há risco de incêndios florestais e ressecamento da pele. Inmet e Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo orientam cuidados para minimizar os efeitos da baixa umidade.

O alerta do Inmet é válido das 13h às 18h desta sexta-feira e atinge 15 cidades localizadas nas regiões leste e centro-norte de Mato Grosso do Sul: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Há risco de incêndios florestais e à saúde da população, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. De acordo com a OMS, o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.

O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto as atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.