ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Inverno chega no dia 21 com estiagem e temperaturas abaixo dos 5ºC

A estação mais fria e seca do ano vai até às 21h04 do dia 22 de setembro

Viviane Oliveira | 13/06/2022 12:21
Antes do inverno, Mato Grosso do Sul registrou duas ondas de frio de intenso, inclusive, com registro de geadas. (Foto: Marcos Maluf)
Antes do inverno, Mato Grosso do Sul registrou duas ondas de frio de intenso, inclusive, com registro de geadas. (Foto: Marcos Maluf)

Depois de dois dias consecutivos de registros de geadas no extremo sul do Estado, o inverno começa formalmente em Mato Grosso do Sul às 5h14 do dia 21 de junho. A estação mais fria e seca do ano vai até às 21h04 de 22 de setembro com temperaturas que poderão ficar abaixo dos 5ºC.

Conforme o prognóstico para o inverno, divulgado pelo meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, serão 94 dias de inverno, mas a ocorrência de massas polares frias só deve ocorrer nos primeiros 30 dias com o registro de declínios significativos da temperatura com episódios de nevoeiros e geadas no centro-sul do Estado, principalmente nas regiões mais baixas e serranas.

Os meses de agosto e início de setembro serão de pouca chuva. Não se descartam períodos longos, acima de 30 dias com estiagens sem ou pouca precipitação na Capital. O ar seco e o vento calmo vão favorecer a formação de poeira e fumaça. Essas condições favorecem ocorrências de queimadas, prejudicando a qualidade do ar.

Frentes frias e massas de ar polares frias são as principais situações meteorológicas que ocorrem durante o inverno. São os responsáveis pela queda de temperatura, ausência de chuvas significativas, umidade relativa muito baixa em torno dos 20%, ventos mais intensos e nevoeiros. Em média, no inverno, chove cinco vezes menos que no verão.

Outra situação que o meteorologista chama a atenção é para a amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e a mínima), que deve ultrapassar os 15ºC. A temperatura máxima em Campo Grande, Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Aquidauana e Corumbá, durante o dia, ocasionalmente, poderá alcançar valores elevados, acima de 30ºC, durante a estação, embora seja a mais fria do ano. O fenômeno ocorre devido aos bloqueios atmosféricos fortalecidos por massas de ar quentes e secas.

*Matéria editada no dia 17/06 para correção de informação.

Nos siga no Google Notícias