ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Justiça extingue processo para barrar obra de desassoreamento do lago

Associação alertou que resíduos são colocados a 50 metros de nascente. Mas juiz aponta que ação veio “sem rumo e sem luz”

Aline dos Santos | 29/08/2019 09:07
Lago está em obra desde junho, após ser tomando por bancos de areia. (Foto: Kisie Ainoã)
Lago está em obra desde junho, após ser tomando por bancos de areia. (Foto: Kisie Ainoã)

A Justiça extinguiu o processo em que a Associação Amigos do Parque das Nações Indígenas pedia a suspensão da obra para desassorear o lago, alertando para o descarte da areia em área próxima à nascente do córrego Joaquim Português, no Parque dos Poderes.

Ao negar o pedido, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, destacou que a petição do grupo está “sem rumo e sem luz”.

Conforme o magistrado, o pedido de liminar traz uma narrativa incompreensível, a associação (criada em 14 de julho de 2019) não tem personalidade jurídica, além de não deixar claro porque a ação é apenas contra a prefeitura de Campo Grande, sendo a obra em parceria com o governo do Estado.

“A defesa do meio ambiente sempre é louvável, mas deve ser feita por quem tem as condições formais e técnicas proporcionais à grandeza do direito que está sendo tutelado. Aliás, é justamente por isto que a lei limita os legitimados ativos para este tipo de ação”, afirma o juiz.

O magistrado destaca que a associação pode encaminhar os documentos ao MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

No pedido de liminar, a associação pediu a suspensão dos serviços de desassoreamento do lago do Parque das Nações Indígena; que os resíduos deveriam ter sido contidos e tratados para evitar que fossem lançados no meio ambiente e atingisse o lençol freático da região; e que foram jogados resíduos próximo à nascente do Córrego do Joaquim Português, um dos afluentes do Prosa, curso de água que forma o lago.

Afluente - Conforme, a associação o local de descarte do material retirado do lago é inapropriado por ficar a 50 metros do Joaquim Português, ao lado do Cetremi (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante) e em área pública sem controle de acesso.

No mês de julho, o Campo Grande News mostrou que a área que recebe a areia do lago tinha virado um lamaçal. O terreno fica localizado perto da BR-262, na saída para Três Lagoas e, no passado, era usado para provas de motocross.

Na ocasião, o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, disse que a areia é compactada. Na sequência, a vegetação será recomposta. O secretário afirmou que não havia risco de o sedimento ser carregado, de novo, para o parque.

A obra começou no dia 11 de junho e em dois meses foram retirados 135 mil metros cúbicos de areia. A operação exigiu 12,5 mil viagens de caminhão do Parque das Nações Indígenas até o local de descarte. A previsão é que o lago do parque volte a ter água no mês de novembro.

No dia 27 de julho, aterro ao lado do Cetremi era um lamaçal. (Foto: Paulo Francis)
No dia 27 de julho, aterro ao lado do Cetremi era um lamaçal. (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias