ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Líder de ranking, Corumbá tem 1,7 mil hectares desmatados em 6 meses

MapBiomas validou 4.577 alertas de desmatamento, uma perda de 89.741 hectares de vegetação nativa

Gabriel Neris | 14/06/2019 14:36
Área de vegetação é desmatada no Pantanal de Corumbá (Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação)
Área de vegetação é desmatada no Pantanal de Corumbá (Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação)

Diagnóstico do MapBiomas, sistema de alertas de desmatamento no Brasil, aponta que Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, foi o município com maior perda de área, 32, totalizando 1.741 hectares neste ano.

Conforme o jornal Folha de São Paulo, atrás do município sul-mato-grossense aparecem Marcelândia (MT), com 1.567 hectares; Balsas (MA), com 1.340 hectares; Formosa do Rio Preto (BA), com 1.330 hectares; e Barreiras (BA), com 1.057 hectares.

O MapBiomas validou 4.577 alertas de desmatamento, uma perda de 89.741 hectares de vegetação nativa, área maior do que a de Goiânia. 

Os órgãos fiscalizadores recebem laudo pronto da organização para fazer autuação. O sistema cruza o banco de dados, como o Deter-B (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o Sinaflor (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais do Ibama).

O MapBiomas, criado em 2015, une ONGs, universidades e empresas de tecnologia para mapear o uso da terra, é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento, degradação e regeneração de vegetação nativa com imagens de alta resolução.

Nos siga no Google Notícias