ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Moradores denunciam queima de plástico, mas fábrica nega acusação

Luciana Brazil | 22/08/2014 12:20
Moradores dizem que queima é rotineira. (Foto: Divulgação/ moradores)
Moradores dizem que queima é rotineira. (Foto: Divulgação/ moradores)
Fumaça incomoda vizinhos à fábrica.
Fumaça incomoda vizinhos à fábrica.


Moradores da região de Indubrasil, em Campo Grande, denunciaram na manhã de hoje (2) a queima de garrafas plásticas na fábrica de reciclagem Ecoflake. Um dos vizinhos à empresa, que preferiu não se identificar, disse que a queima é feita frequentemente, há quase um ano. A fumaça, segundo ele, é preta, densa e se espelha rapidamente, causando desconforto e mal estar. “Acredito que eles queimem os restos de plástico que não usam mais. É um cheiro muito forte”, disse o morador.

A denúncia aponta ainda que o material é queimado no meio do quintal da fábrica, sem nenhum cuidado e à céu aberto. “Geralmente a queima acontece no fim da tarde. E varia bastante, às vezes é semanal, às vezes é diariamente”, disse outro morador que não se identificou com medo de represálias.

A fumaça resultante da queima de materiais plásticos é tóxica e pode causar muitos males à saúde, como explicam os médicos.

O dono da fábrica Ecoflake disse que o fogo foi provocado acidentalmente há cerca de quatro dias. Por telefone, Antonio Carlos Vilhena contou ao Campo Grande News que o fogo atingiu garrafas pet que não são utilizadas pela empresa. “Os meus funcionários controlaram o fogo. Eles são proibidos até de fumar já que o material plástico é altamente inflamável”, disse.

Depois da ligação, Antonio informou por e-mail que o fogo foi provocado por um desconhecido “que passava pelo local e foi prontamente apagado pelos nossos funcionários”, dizia o texto.

Ainda conforme o e-mail, o fogo teria atingido até mesmo o local onde os empregados descansam, o que, segundo Antonio, não poderia ter sido provocado pelos próprios funcionários.

A empresa informou ainda que não utiliza material tóxico. A Ecoflake tem aproximadamente 300 toneladas de garrafas pet em seu galpão e todas passam por processo de classificação e trituração.

A reportagem tentou contato com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para apurar dados de fiscalização e até mesmo de multas ou notificações que envolvam a fábrica, mas até o momento da publicação não houve sucesso.

Nos siga no Google Notícias