ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

MPF faz audiência na 2ª feira sobre cota zero para a pesca em MS

Debate é sobre decreto estadual que altera as resoluções sobre a pesca

Aline dos Santos | 06/07/2019 15:04
Mato Grosso do Sul terá cota zero a partir de 2020. (Foto: PMA/Divulgação)
Mato Grosso do Sul terá cota zero a partir de 2020. (Foto: PMA/Divulgação)

O MPF (Ministério Público Federal) fará audiência pública na próxima segunda-feira (dia 8) para discutir “Pesca no Mato Grosso do Sul: impactos na nova normativa estadual na atividade dos pescadores profissionais artesanais”. A reunião será às 13h30, na Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

O objetivo é ouvir as demandas dos pescadores sobre a normativa de pesca vigente no Estado, verificar os impactos nas atividades de pesca artesanal e buscar soluções para conciliar sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico.

A ação do MPF está relacionada ao Decreto 15.166, de 21 de fevereiro de 2019, que altera as resoluções sobre a pesca em Mato Grosso do Sul, com redução de tamanho de pescados e redução de cota; além da cota zero a partir de 2020 (proibição da retirada de peixes dos rios por pescadores amadores e desportistas).

A princípio, o governo estadual estudava aplicar a cota zero neste ano. Porém, após reuniões com pescadores e representantes do trade turístico, que apontaram já haver uma programação de pacotes fechados para 2019, optou-se pelo adiamento da medida. A audiência pública será realizada na rua Raul Pires Barbosa, 1519, bairro Chácara Cachoeira, Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias