ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

MS concentra piores índices de baixa umidade no País

Costa Rica foi a cidade mais seca em todo Brasil, outros 7 municípios estão na lista

Ana Oshiro | 14/07/2021 07:28
Tempo seco favorece queimadas em todo Estado e é preciso atenção com a saúde (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Tempo seco favorece queimadas em todo Estado e é preciso atenção com a saúde (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Oito cidades de Mato Grosso do Sul estão na lista dos 20 municípios que tiveram os piores índices de umidade relativa do ar nesta terça-feira (13), conforme divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quarta-feira (14).

Entre as cinco primeiras cidades, quatro são de MS. No ranking do Inmet, Costa Rica ficou em primeiro lugar, com 15% de umidade, seguida da capital do Estado Mato Grosso, Cuiabá, com o mesmo índice. Em seguida as cidades mais secas foram Corumbá, Água Clara e Rio Brilhante.

Com baixa umidade relativa do ar, orientação da Defesa Civil é para tomar muito líquido durante todo o dia (Foto: Divulgação)
Com baixa umidade relativa do ar, orientação da Defesa Civil é para tomar muito líquido durante todo o dia (Foto: Divulgação)

Campo Grande está na décima segunda posição, com índice de 19%. Também estão na lista as cidades de Cassilândia, em oitavo lugar e índice de 18%. Quase no fim da lista estão Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas, em 16º e 17º lugares respectivamente, ambas as cidades tiveram umidade relativa do ar em 19% nesta terça-feira.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) o tempo seco deve continuar em todo Estado, com índices entre 15% e 30% na tarde desta quarta-feira. A baixa umidade se deve a um bloqueio atmosférico que está impedindo a formação de nuvens de chuva em MS.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, as queimadas podem aumentar na próxima semana, "temperatura baixa e umidade relativa em queda são condições ideais para fogo no Pantanal e no norte do Estado", disse Natálio.

Atenção - Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar entre 21% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%. O ideal, segundo a OMS, é de 60% ou mais.

Os problemas decorrentes da baixa umidade do ar são: complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, aumento de incêndios em vegetação. Para enfrentar o tempo seco, os cuidados incluem aumento na ingestão de água e umidificação de ambientes com aparelhos ou toalhas molhadas. Exercícios físicos ao ar livre devem ser evitados entre 10h e 16 horas.

Fogo na região no Banhado do Rio da Prata iniciado esta semana (Foto/Divulgação: CBMMS)
Fogo na região no Banhado do Rio da Prata iniciado esta semana (Foto/Divulgação: CBMMS)

 Queimadas - A estiagem e os incêndios florestais registrados nas últimas semanas fizeram o Governo Estadual decretar situação de emergência em todo o Estado por 180 dias. Os dois decretos foram publicados na edição do DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira (13).

Só em junho e julho, foram registrados em 72 cidades do Estado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 3.693 focos de calor. Os decretos também consideram o IIS (Índice Integrado de Seca) publicado em junho pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que indica condição de seca moderada a extrema no bioma Pantanal e em grande parte de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias