ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Nível do Rio Taquari sobe nesta 6ª e acende alerta, aponta monitor

Medição feita em Coxim indica que o rio está em situação de alerta, mas não extrema

Guilherme Correia | 19/11/2021 12:18
Vista aérea do Rio Taquari, em Coxim, em fotografia tirada em 2018. (Foto: Reprodução/Agência Senado)
Vista aérea do Rio Taquari, em Coxim, em fotografia tirada em 2018. (Foto: Reprodução/Agência Senado)

Em meio a dias chuvosos, boletim publicado nesta sexta-feira (19) pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) indica que o Rio Taquari encontra-se em situação de alerta, por conta do aumento do nível pluvial. Ele é medido na estação telemétrica do município de Coxim e está em 415 centímetros.

Neste caso, o valor ideal de referência é que esteja entre 350 e 400 centímetros. Se está acima, pode provocar alagamentos, por exemplo, e se está abaixo, indica estiagem.

Por outro lado, o órgão também aponta que ao menos três medições do Rio Paraguai estão abaixo do índice esperado - em Ladário, Porto Esperança e Porto Murtinho, a altura está menor do que o ideal. Já os demais rios de Mato Grosso do Sul que são monitorados estão em situação adequada.

  • Rio Piquiri/Cuiabá está com 206 cm na Estação S. José do Piquiri e 290 cm na Pousada Taiamã, mas o alerta é se chegar a 518 cm;
  • Rio Aquidauana tem medição de 457 cm em Aquidauana, com limite de 600 cm;
  • A última atualização do Rio Aporé era de 109 cm, com limite de 184 cm;
  • Por fim, o Rio Pardo está em 346 cm, mas o limite é de 531 cm.

Ainda que os níveis estejam dentro do esperado, é importante ressaltar que o monitoramento é feito em tempo real e se baseia em dados da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), que podem ser consultados por meio da plataforma oficial do órgão federal, e mudam de acordo com o dia.

Desta forma, atualizações podem fazer com que a população de locais menos perigosos mantenham os cuidados. O coordenador estadual de Defesa Civil, tenente Fabio Catarineli, explicou ao Campo Grande News que a população deve tomar cuidados durante os dias de chuva, para evitar prejuízos materiais e de saúde.

Ele alerta que é importante evitar áreas de alagamento, que podem esconder buracos, por exemplo. "Não se colocar em situação de risco, avaliar bem o ambiente que você está indo, principalmente área de alagamento. A pessoa não vê a profundidade da área, a água é suja e esconde os defeitos".

A pessoa vai tentar atravessar tem um bueiro destampado, um carro vai cair ali, a pessoa de bicicleta ou motocicleta. É interessante buscar alguma rota alternativa", recomenda.

Já em caso de tempestades de raio, é importante evitar estacionar veículos sob outdoors, torres de transmissão ou árvores. O cadastro para receber os alertas atualizados da Defesa Civil é feito enviando o CEP de sua residência para o número 40199, via SMS.

Monitoramento - A Defesa Civil emite alertas quando há risco extremo nos municípios, e se baseiam na plataforma disponibilizada pela ANA e pelo Imasul, assim como o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). "Atualmente, o Estado conta com uma rede de 13 estações telemétricas, distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé", diz o órgão estadual.

Nos siga no Google Notícias