ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

No Pantanal, onça "Mariposa" faz pose em trilha de madeira

Felino, conhecido como "Mariposa", chega a bocejar enquanto imagens são registradas

Marta Ferreira | 17/06/2020 15:34


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Desde 2006, o guia Edir Alves, 39 anos, convive com onças-pintadas, um dos animais mais emblemáticos do Pantanal, e sempre que pode, faz registros fotográficos. O mais recente flagrante chama atenção por vários motivos: tem beleza, tem proximidade com o bicho e tem a tranquilidade de um animal que, no "seu ambiente", como faz questão de citar "Didi", não foi incomodado e teve até a paz de dar um senhor bocejo, imortalizado pelas lentes.

O flagrante está publicado nas redes sociais da Fazenda San Francisco, em Miranda, especializada em turismo ecológico. É de domingo, dia 14, quando Edir e outro guia, Jacir Lelis, considerado um dos pioneiros no trabalho de levar turistas para ver animais pantaneiros, saíram para espécie de vistoria matinal pela propriedade.

Como o atrativo turístico está fechado desde março, em razão da pandemia de novo coronavírus, "Didi" e Jacir têm usado os dias para explorar a região, fazer imagens, vídeos e, ainda, revisão das trilhas. Se algo está errado no passeio suspenso de madeira de 900 metros existente na fazenda, já é providenciado o conserto.

A "Trilha da Vazante" fica no meio de um corixo, o São Domingos. Agora, a água está baixa e os animais circulam, principalmente logo ao amanhecer, no retorno das caçadas noturnas.  

Logo cedo - Jacir havia saído primeiro aquele dia, antes das 6h, conta o colega.  De bicicleta, lembra "Didi", voltou antes perto das 7h e disse ter visto três onças, uma delas próxima da trilha.

Ao saber, Edir chamou o companheiro de trabalho para voltar ao trecho, tudo com muita calma, sem estressar os animais e sem correr risco, comenta.

De cima de um dos dois mirantes existentes, avistaram o felino com binóculo. Andaram mais um pouco, tiveram de usar outra torre, para novamente encontrar a onça. Para chegar de frente dela, deram a volta, passando pelo meio da mata fechada, e então chegaram na trilha de madeira.

A foto, segundo o guia, foi feita a mais de cem metros de onde estava o bicho. "É uma distância segura, para não correr risco, nem provocar o animal, que está no ambiente dele. Não queremos que ele pare de voltar ali".

A dupla tirou até os calçados para manter o silêncio. O resultado foram imagens belíssimas. A onça-pintada, que é conhecida na fazenda como "Mariposa", é uma fêmea adulta imponente. Circula pela região há mais de 10 anos. É reconhecida pela forma das manchas no pelagem, uma espécie de impressão digital dessa espécie.

"Mariposa" é uma onça-adulta, reconhecida por causa das manchas, cuja disposição é como uma impressão digital nesses felinos.(Foto: Edir Alves)
"Mariposa" é uma onça-adulta, reconhecida por causa das manchas, cuja disposição é como uma impressão digital nesses felinos.(Foto: Edir Alves)

Nas duas fotos publicadas, "Mariposa" está deitada, tranquilamente no meio da trilha de madeira. Na primeira imagem, só se vê o corpo. Na segunda, ela está  bocejando, com a língua de fora. É possível, também, ver os dentes expostos. Parece até que fez pose.

"Nessa hora, pensei que ela ia virar e ia conseguir pegar o rosto, mas ela continou do mesmo jeito", contou Edir Alves.

Perguntando pela repórter, que nunca viu onça-pintada a não ser no Cras (Centro de Tratamento e Reabilitação de Animais Silvestre), se ainda se surpreende depois de tantos anos vendo os animais, "Didi" revela que cada encontro é uma emoção, mesmo após quase 15 anos.

"Ao mesmo tempo que tem muita adrenalina, tem também a energia positiva e forte do animal", define Edir Alves.

No Facebook da fazenda, a foto está gerando muitos comentários e, obviamente, interesse de quem quer onças assim, nos passeios realizados. Na San Francisco, segundo a turismóloga Roberta Coelho, há pelo pelo menos uma dezena de onças que moram na borda da reserva natural.

De acordo com ela, a visitação está para ser reaberta em primeiro de julho. Antes, diz, está sendo feito o plano de biossegurança, com treinamento do pessoal. A temporada de visitação é a partir do mês que vem, com destaque para o período de agosto e setembro, quando chegam os turistas estrangeiros


Nos siga no Google Notícias