ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SEGUNDA  16    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Nova diretoria assume Comitê do Fogo para biênio 2023-2024

Coronel Leonardo Rodrigues Congro e Clovis Tolentino assumiram presidência

Gabrielle Tavares | 26/11/2022 12:05
Nova diretoria assume Comitê do Fogo para biênio 2023-2024
Nova diretoria assumiu Comitê do Fogo sexta-feira. (Foto: Divulgação)

Nova diretoria que comandará o Comitê do Fogo (Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) no biênio 2023-2024 assumiu a gestão na sexta-feira (25).

O coronel Leonardo Rodrigues Congro, assessor bombeiro militar da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), será o novo presidente, no lugar do tenente-coronel Fabio Santos Catarinelli, coordenador da Defesa Civil.

Na vice-presidência ficará o consultor técnico do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Clovis Tolentino, e como secretário-executivo, o gerente de Unidades de Conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Tostes Palma.

A pesquisadora Balbina Maria Araujo Soriano, da Embrapa Pantanal, ficará à frente da Câmara Técnica de Prevenção; Felipe Dias, do SOS Pantanal, à frente da Câmara Técnica de Preparação; o Corpo de Bombeiros responderá pela Câmara Técnica de Resposta e o Ministério Público Estadual, pela Câmara Técnica de Responsabilização.

“Vamos trabalhar com foco nos eixos do PEMIF (Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo), dando ênfase na prevenção permanente e sensibilização da comunidade em cada bioma”, afirmou o presidente, coronel Leonardo.

Agora, cada coordenador de câmara vai definir mais dois participantes, cujos nomes devem ser apresentados em janeiro de 2023.

Comitê do Fogo - O Comitê foi reativado em 2017, pelo Governo do Estado, para promover a discussão, gestão, coordenação, monitoramento, avaliação, prevenção e combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.

Participam do Comitê a Semagro, o Imasul, o Ibama, Dnit, Agesul, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), WWF-Brasil e SOS Pantanal, Famasul, Reflore, Biosul e Ministério Público Estadual.

Nos siga no Google Notícias