ACOMPANHE-NOS    
DEZEMBRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Pantanal continua em chamas mesmo com chuvas intensas

Estado zerou focos após tempestade da semana passada, mas já voltou a registrar novos incêndios

Por Adriel Mattos | 21/10/2021 15:35



Mesmo com a tempestade que espalhou um rastro de destruição por Mato Grosso do Sul na semana passada, o Pantanal continua sendo duramente afetado por queimadas. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados 1.196 focos em outubro.

Tamanha é a intensidade das queimadas que a Operação Hefesto, que foi lançada em julho, acabou se tornando permanente. Hoje, 72 militares atuam na região pantaneira, com o apoio de voluntários de ONGs (organizações não-governamentais).

As chuvas até ajudam a reduzir os focos, mas o fogo persiste. No dia da tempestade, 15 de outubro, havia 42 focos. Um dia depois, o Estado zerou as queimadas. Mas já no dia 17, 26 focos foram registrados.

Vídeos divulgados pela instituição SOS Pantanal mostram focos no Pantanal do Rio Negro, onde fica o parque estadual que leva o nome do curso d’água. Ontem, quarta-feira (20), o fogo chegou às margens do Rio Aquidauana.

Para reforçar o combate às queimadas, o Ministério do Desenvolvimento Regional repassou R$ 6,7 milhões para Mato Grosso do Sul. Os recursos serão usados na compra de combustíveis para viaturas, barcos e equipamentos, além de contratação de aeronave e aluguel de veículos para transporte de pessoal.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário