Perdeu o eclipse? O próximo visto no Brasil é só no ano que vem
Fenômeno raro só volta a se repetir no dia 3 de março de 2026, quando a Terra, o Sol e a Lua estarão alinhados
Os brasileiros tiveram a chance de observar um espetacular eclipse lunar total na madrugada desta sexta-feira (14), que iluminou o céu com um tom avermelhado, conhecido popularmente como "Lua de Sangue".
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Os brasileiros puderam observar um eclipse lunar total na madrugada de sexta-feira (14), conhecido como "Lua de Sangue". Quem perdeu, terá que esperar até 3 de março de 2026 para ver outro eclipse lunar total no Brasil. Em 2025, o país não verá eclipses lunares, mas poderá acompanhar superluas e meteoros. O próximo eclipse solar parcial será em 29 de março de 2025, visível em partes da África, Europa e Rússia, mas não no Brasil. O eclipse lunar de 7 de setembro de 2025 será visível na Austrália, Ásia, África e Europa. Três superluas ocorrerão em outubro, novembro e dezembro de 2025.
Contudo, quem não conseguiu aproveitar o fenômeno pode ficar triste: não haverá mais eclipses lunares visíveis no céu brasileiro neste ano. Quem deseja ver um eclipse lunar total novamente no Brasil precisará esperar até 3 de março de 2026, quando a Terra, o Sol e a Lua estarão alinhados de forma que permitirá ao Brasil presenciar mais um evento raro no céu.
- Leia Também
- Espetáculo: confira as fotos do eclipse total da Lua visto de Campo Grande
- Fenômeno 'Lua de Sangue' poderá ser visto a olho nu em Mato Grosso do Sul
Em 2025, os brasileiros terão que se contentar com outros fenômenos astronômicos, como as superluas e, claro, os muitos meteoros que cruzarão o céu ao longo do ano.
Outros eclipses pelo mundo - O primeiro fenômeno será no dia 29 de março, quando a Lua passará entre a Terra e o Sol, mas sem um alinhamento perfeito. Este fenômeno será visível de forma parcial em várias regiões do planeta, incluindo o noroeste da África, Europa, norte da Rússia e a Gronelândia.
O eclipse começará às 9h48, atingindo seu ponto máximo às 10h40, horário de Brasília. Embora o Brasil não esteja na trajetória do eclipse, os interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo oferecida por observatórios astronômicos ao redor do mundo.
O segundo e último eclipse lunar de 2025 acontecerá em 7 de setembro, mas ele não será visível do Brasil. Esse fenômeno será observado principalmente na Austrália, Ásia, África e Europa e promete ser o mais longo dos últimos quatro anos, com uma duração de 1 hora e 22 minutos. Embora o Brasil fique de fora, os entusiastas da astronomia podem se deliciar com transmissões ao vivo de observatórios e telescópios.
O segundo eclipse solar parcial de 2025 ocorrerá em 21 de setembro. Embora seja visível em algumas partes da Oceania e da Antártida, o Brasil novamente ficará de fora. Este eclipse será um espetáculo para os observadores na Nova Zelândia, sul do Pacífico e no continente gelado, mas, infelizmente, não haverá oportunidade para quem está aqui.
Superluas - O ano de 2025 também será marcado por três superluas consecutivas, fenômeno em que a Lua aparece até 30% maior e 15% mais brilhante do que uma lua cheia comum. Esse evento ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra em sua órbita. As datas previstas para as superluas são:
- 7 de outubro: Lua do Caçador
- 5 de novembro: Lua do Castor
- 4 de dezembro: Lua Fria
Esses nomes, de origem indígena, têm grande significado, pois estão associados a atividades que ocorriam na natureza durante essa época, como a caça e a preparação para o inverno.
Embora as superluas não sejam raras, o fenômeno sempre chama a atenção dos observadores do céu, que podem apreciar a imensidão da Lua a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.