ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Petição reúne mil assinaturas contra desmatamento na região do Rio Verde

Abaixo-assinado pede ação contra o desmatamento de 220 hectares em Rio Verde de Mato Grosso; supressão vegetal foi paralisada pelo Imasul e retomada com autorização

Humberto Marques | 25/04/2019 19:16
Desmatamento de área na região do Rio Verde causou reações. (Foto: Direto das Ruas)
Desmatamento de área na região do Rio Verde causou reações. (Foto: Direto das Ruas)

Um abaixo-assinado virtual já reuniu mais de mil apoios da população contra o desmate de uma área de 220 hectares próxima às margens do Rio Verde, em Rio Verde de Mato Grosso –a 207 km de Campo Grande. A petição envolve um projeto de supressão vegetal que chegou a ser autorizado pelos órgãos ambientais competentes, foi paralisado e, na sequência, novamente autorizado mediante a criação de uma nova faixa de proteção.

“Esta acontecendo o desmatamento de um total de 220 hectares de mata muito próximo as (sic) margens do Rio Verde-MS. Embora a licença tenha sido expedida, a retirada desta mata causara o assoreamento deste Rio. A fauna será desabrigada e o turismo impactado. O Rio vai morrer!”, destaca a petição, que no início da noite desta quinta-feira (25) atingia 1.044 das 2 mil assinaturas pleiteadas.

A retirada de vegetação nativa na região da Fazenda Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi relatada por moradores ao Campo Grande News em 13 de abril deste ano. A mata estava a cerca de 50 metros do Rio Verde e a supressão vegetal, em um primeiro momento, atingiria 140 hectares –menos do que o citado no abaixo-assinado–, sendo que 80 já tinham sido derrubados.

O Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) autorizou a medida em 25 de fevereiro, após um ano da solicitação original. O fato também chamou a atenção do Ministério Público, que prometeu apurar os fatos. Ângelo Rabelo, coronel reformado e presidente do Instituo Homem Pantaneiro, apontou à época que intervenções na parte alta do Pantanal atingem a planície. Só na região entre Rio Verde e Coxim, segundo ele, mais de 80% do cerrado já foi retirado.

Três dias depois da reportagem, o Imasul suspendeu o desmatamento a pedido da Prefeitura de Rio Verde e anunciou nova análise da área, que seria de preservação. Em 23 de abril, anunciou-se a retomada do desmate, com a preservação de uma faixa verde a 50 metros acima da estrada.

Petição pede apoio contra possíveis danos ao patrimônio ecológico. (Foto: Reprodução)
Petição pede apoio contra possíveis danos ao patrimônio ecológico. (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias