A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

16/04/2019 17:01

Governo do Estado acata pedido de suspensão de desmatamento em Rio Verde

O Imasul, a Prefeitura de Rio Verde e a Promotoria do Estado farão uma nova analise da área

Fernanda Palheta
Uma nova análise da área será realizada (Foto: Direto das ruas)Uma nova análise da área será realizada (Foto: Direto das ruas)

O Governo do Estado acatou o pedido da Prefeitura de Rio Verde, cidade a 207 de Campo Grande, e suspendeu o desmatamento de uma área de 140 hectares de mata nativa. Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Rio Verde pediu a suspensão via ofício. Uma nova análise da área será realizada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a Prefeitura de Rio Verde e a PGE (Procuradoria Geral do Estado).

A licença que autoriza o desmatamento da área que seria usada para plantação, ficou em análise no Imasul por cerca de um ano, segundo o governo. A Secretaria de Meio Ambiente do município recebeu o documento do Instituto e também permitiu a supressão vegetal.

De acordo com o Resumo Executivo do Plano de Manejo, a APA (Área de Proteção Ambiental) Municipal Sete Quedas do Rio Verde “foi criada através de Decreto Municipal n° 800 de 18 de abril de 2005, com o objetivo de promover a proteção da paisagem de grande valor natural e cênico, a bacia hidrográfica do rio Verde e sua diversidade”.

Desmatamento - Uma filmagem feita no último sábado (13) mostra que 80 hectares da área, que fica a cerca de 50 metros do Rio Verde, já haviam sido derrubados. Proprietários de sítios da região se mobilizaram para tentar interromper a ação. Para o proprietário de um sítio na região rural de Rio Verde, Gilmar Mello, “os documentos da APA não permitem nenhuma atividade agropecuária. Essa licença jamais poderia ter saído”.



É vergonhosa a atuação dos órgãos governamentais responsáveis pelo meio ambiente.
 
Critico em 17/04/2019 09:15:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions