ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Plano prevê ações para evitar extinção de aves do Cerrado e Pantanal

Viviane Oliveira e Aline dos Santos | 27/05/2014 09:08
O papagaio por interagir e imitar a fala humana é a espécie mais procurada no Estado pelos traficantes. (Foto: Marcos Ermínio)
O papagaio por interagir e imitar a fala humana é a espécie mais procurada no Estado pelos traficantes. (Foto: Marcos Ermínio)

O PAN (Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves do Cerrado e do Pantanal) foi elaborado para preservar 53 espécies que correm o risco de serem extintas. A portaria que instituiu o plano entrou em vigor em março deste ano com a publicação no Diário Oficial da União. Só no Pantanal, são 23 espécies na lista das aves ameaçadas, entre elas estão a arara-azul, ema e o periquito da serra. O desafio, agora, é colocar as ações em prática, enfrentando problemas como o tráfico de animais.

Biólogo e um dos pesquisadores da Embrapa Pantanal, Alessandro Pacheco Nunes, explica que no plano são enumerados os tipos de ameaças, grau, medidas para reduzir o risco e perspectiva, ao longo de cinco anos, para implantação das ações de conservação. “Uma vez por ano um comitê participativo se reúne para avaliar as medidas que estão sendo tomadas e se o plano está sendo efetivo na conservação das espécies”, diz.

Desta forma, o Plano de Ação Nacional vem sendo implantado no Brasil toda vez que a lista de espécies em extinção é atualizada, de cada quatro ou cinco anos. No Pantanal, segundo Alessandro, já foram catalogados mais de 550 tipos de aves e no Cerrado são mais de 850, sendo cerca de 50 exclusivas do bioma cerrado.

O desmatamento, principalmente no Cerrado onde há uma grande perda de habitat, se tornou uma bomba-relógio para o futuro das aves. “Duas espécies do Pantanal, o Periquito tiriba-fogo e a tiriba-de-cara-suja, por exemplo, estão ameaçadas pelo desmatamento e perda de habitat”, destaca. Ele ressalta ainda, que há um plano específico de combate a extinção de papagaios, araras e periquitos.

A bióloga e consultora ambiental Sílvia Gervásio alerta que o combate ao desmatamento é o único jeito para frear o processo de extinção não só das aves, como dos animais em geral. “Precisam ser implantados corredores ecológicos e áreas protegidas por lei devem ser conservadas”, explica.

Filhotes de papagaio apreendidos pela PMA.  (Foto: divulgação)
Filhotes de papagaio apreendidos pela PMA. (Foto: divulgação)
Ave conhecida por cacatua apreendida com traficantes pela PF em 2011. (Foto: divulgação PF)
Ave conhecida por cacatua apreendida com traficantes pela PF em 2011. (Foto: divulgação PF)

O projeto de um corredor ecológico permite o trânsito de espécies entre as matas interligadas. “O cerrado virou pasto, plantação de soja e de eucalipto, virou terra fértil e se tornou fronteira agrícola”, diz. Ela acrescenta ainda, que quanto mais desmatamento menos habitat.

Tráfico de aves - Do outro lado neste desafio estão problemas como o tráfico de aves. O papagaio, por exemplo, por interagir e imitar a fala humana é a espécie mais procurada no Estado pelos traficantes.

O comércio ilegal aumenta no período de reprodução da ave, que vai de setembro a dezembro. Em Mato Grosso do Sul, as regiões mais críticas são os municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

Outra vítima do tráfico é a arara-azul, que tem grande valor de mercado. “A pessoa, mesmo aquela que gosta de pássaros, precisa entender que criar ou comercializar animais silvestres sem autorização é crime ambiental”, alerta Silvia.

De acordo com o major da PMA (Polícia Militar Ambiental), Ednilson Paulino Queiroz, no ano passado foram 1837 aves apreendias com traficantes, 281 a mais que em 2012. “Várias espécies levadas para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) estão na lista de aves em extinção, como a arara-azul”, diz o major.

A arara-azul está na lista de aves ameaçadas de extinção. (Foto: Cleber Gellio)
A arara-azul está na lista de aves ameaçadas de extinção. (Foto: Cleber Gellio)
A ave, também, é muito procurada por traficantes. (Foto: Cleber Gellio)
A ave, também, é muito procurada por traficantes. (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias