ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Plantio de 1.530 mudas no Sóter pode encerrar ação ambiental histórica

A recuperação da vegetação será no trecho entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Giocondo, no Santa Fé

Por Aline dos Santos | 27/10/2025 10:45
Plantio de 1.530 mudas no Sóter pode encerrar ação ambiental histórica
Sequência de imagens mostra a expansão imobiliária no entorno da Via Parque. (Foto: Reprodução)

Remoção das leucenas (espécie invasora) e plantio de 1.530 mudas de árvores nativas em área de 2,45 hectares na região do Sóter. Essa é a proposta da Prefeitura de Campo Grande para encerrar o processo mais antigo que entrou na Pauta Verde, mutirão da Justiça para resolver questões ambientais. A ação foi protocolada em 2003, portanto, são 22 anos de tramitação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande propõe encerrar um processo ambiental de 22 anos com o plantio de 1.530 mudas nativas em área de 2,45 hectares na região do Sóter. A ação, protocolada em 2003, será custeada por termo de compensação ambiental de R$ 2,1 milhões, firmado com empresa imobiliária. O projeto prevê a remoção de espécies invasoras e o reflorestamento na APP do Córrego Sóter, entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Giocondo. O trabalho se estenderá por cinco anos, incluindo espécies frutíferas para estimular o retorno da fauna local e promover o equilíbrio ecológico.

O serviço será custeado por um termo de compensação ambiental, firmado em 30 de julho com empresa do ramo imobiliário, que prevê R$ 2,1 milhões para arborização urbana. O montante equivale ao plantio de 6.840 indivíduos arbóreos em calçadas e 31.864 indivíduos arbóreos em APP (Área de Proteção Permanente).

No caso do processo, o local que será alvo das ações de recuperação ambiental compreende a APP do Córrego Sóter, localizada na Avenida Nelly Martins (a Via Parque), no trecho delimitado entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Giocondo, no bairro Santa Fé.

“Além do curso d'água principal, a intervenção contempla uma nascente fundamental que dá origem a uma cabeceira afluente do mesmo córrego, reconhecendo a importância hídrica do local”, informa a proposta de acordo apresentada pela PGM (Procuradoria Geral do Município).

Na primeira etapa, serão removidas as espécies invasoras (leucena e braquiária). O passo subsequente será o reflorestamento. A previsão é o plantio 1.530 mudas em 24.500 m² (metros quadrados), considerando-se um espaçamento planejado de 16 m² por muda.

“Adicionalmente, uma parcela do plantio será destinada a espécies frutíferas, com o propósito de estimular o retorno e o desenvolvimento da fauna local, promovendo a biodiversidade e o equilíbrio ecológico”. Todo o trabalho vai se estender por cinco anos. O plantio será entre outubro e março, aproveitando a temporada da chuva na cidade.

Plantio de 1.530 mudas no Sóter pode encerrar ação ambiental histórica
Imagem de 2003 mostra voçoroca no Bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande. (Foto: Reprodução)

No último dia 20, o juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Ariovaldo Nantes Corrêa, determinou que o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) se manifeste sobre a proposta de acordo.

Túnel do tempo - Há 22 anos, o Ministério Público pediu liminar para suspender as obras no entorno do Córrego Sóter, entre o cruzamento das avenidas Mato Grosso com a Via Parque. O projeto de urbanização incluiu a realocação de 88 famílias, que formavam a Favela do Polonês.  O atual Parque Ecológico do Sóter, com 22 hectares, fica no Bairro Mata do Jacinto.

Contudo, em 13 de novembro de 2003, o pedido foi negado pelo juiz Nélio Stábile, atual desembargador. Passados 14 anos, em 19 de janeiro de 2017, a Justiça extinguiu o processo, pois, como afirmou o juiz Mário José Esbalqueiro Júnior, não era mais possível suspender obra finalizada. Porém, a ação prosseguiu apenas para apurar danos e a sua reparação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.