ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas em todo MS

Aviso prevê ventos de até 100 km/h e risco de alagamentos; Bela Vista registrou 121 mm em 72 horas

Por Gabriel Neris e Helio de Freitas, de Dourados | 27/10/2025 11:49
Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas em todo MS
Trecho da BR-463, em Dourados, molhado pela chuva desta manhã (Foto: Helio de Freitas)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas em todo o Mato Grosso do Sul. O aviso, já em vigor, é válido até às 10h de terça-feira (28), e indica a possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, acompanhada de ventos fortes que podem chegar a 100 km/h.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas em todo Mato Grosso do Sul, válido até terça-feira (28). A previsão indica precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos que podem atingir 100 km/h, além de riscos de corte de energia e alagamentos.Nos últimos dias, Bela Vista registrou o maior volume de chuva no estado, com 121,8 mm, seguida por Maracaju com 93,2 mm. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima prevê que as condições climáticas instáveis devem persistir, devido à combinação de alta umidade e baixa pressão atmosférica.

O alerta abrange todas as regiões do estado — do Pantanal ao Bolsão — e inclui risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante tempestades, não estacionar veículos próximos a torres e placas e desligar aparelhos elétricos em caso de forte instabilidade.

Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas em todo MS
Mato Grosso do Sul em alerta laranja para risco de chuva intensa (Arte: Inmet)

Acumulado de chuva nas últimas 72 horas

O volume de chuva registrado entre os dias 24 e 27 de outubro mostra o impacto das instabilidades sobre o estado. O maior acumulado foi em Bela Vista, que registrou 121,8 mm, seguido por Maracaju (93,2 mm), Bonito (82 mm), Jardim (77,4 mm) e Laguna Carapã (74,8 mm).

Outros municípios também registraram volumes expressivos:

  • Ivinhema: 73,4 mm
  • Ponta Porã: 66 mm
  • Caarapó: 65,2 mm
  • Dourados: 63,2 mm
  • Rio Brilhante: 62 mm
  • Amambai: 61,8 mm
  • Aquidauana: 61,4 mm
  • Nioaque: 60 mm
  • Campo Grande: 51,6 mm
  • Sidrolândia: 51 mm

Nas regiões norte e leste, os acumulados foram menores, mas ainda significativos: Três Lagoas (15 mm), Camapuã (13,4 mm), Água Clara (11,8 mm) e Corumbá (11,6 mm).

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a combinação de alta umidade e sistema de baixa pressão atmosférica mantém as condições para chuvas e tempestades isoladas em todo o estado. A previsão é que o tempo continue instável ao longo da terça-feira, com ventos variando entre 60 e 100 km/h em pontos isolados.