ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Pousada que usa jacarés como atrativo tenta licença desde 2009

Marta Ferreira | 06/10/2011 18:16

Localizada em Miranda, a Cacimba de Pedra foi embargada por determinação do Ibama, por funcionar sem autorização ambiental

Hóspedes observam jacarés na pousada Cacimba de Pedra, embargada pelo Ibama por falta de licenciamento ambiental. (Foto: Divulgação)
Hóspedes observam jacarés na pousada Cacimba de Pedra, embargada pelo Ibama por falta de licenciamento ambiental. (Foto: Divulgação)

A pousada Cacimba de Pedra, em Miranda, embargada pelo Ibama (Instituto Brasileiro Meio Ambiente e Recursos Renováveis), por não ter licenciamento ambiental, tenta desde 2009 obter a autorização junto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O órgão informou que o processo foi protocolado em novembro daquele ano, mas ainda não foi finalizado.

O Imasul não explicou os motivos de tanta demora e, segundo sua assessoria de imprensa, vai se manifestar quando a análise terminar. A pousada está em nome de Rousa Dittmar, esposa do funcionário aposentado do Ibama, Gerson Zahdi Bueno, que tem um criadouro de jacarés vizinho à pousada.

Zahdi é alvo de inquérito da Polícia Federal para apurar crime ambiental envolvendo o criadouro, que teve 3 mil animais apreendidos em agosto, mas que foram mantidos no local, aos cuidados dele, por falta de outro lugar para serem levados.

Os animais são um dos atrativos do estabelecimento, assim como bichos soltos na fazenda após serem apreendidos no Espírito Santo, com o aval do Ibama. Apesar disso, o estabelecimento também não tem licenciamento para a visitação de animais, autorização que exige um plano de manejo dos animais e impõe restrições ao contato com humanos.

O Imasul licencia apenas a atividade turística. A visitação de animais deve ser autorizada pelo Ibama.

Ontem, a Coordenadoria de Fauna do órgão informou que as atividades de Zahdi

estão sendo investigadas e se houver irregularidades, ele vai ser punido.

Após se preso pela PF, em agosto, junto com a esposa e a filha, ele foi multado pelo Ibama, em R$ 297 mil, por irregularidades no criadouro, entre elas o abate de animais sem autorização. Em setembro, o Ibama determinou o embargo da pousada, por falta de licenciamento ambiental.

Quem é- Zahdi se aposentou recentemente do Ibama, onde já teve cargos de direção no Estado. Até julho, ele atuava no setor responsável pelas autorizações ambientais relativas à fauna, ou seja, por onde passaram todos os procedimetnos envolvendo o criadouro de jacarés dele. Deixou o setor em julho, para ser lotado no gabinete do superintendente do Ibama, Davi Lourenço. Logou depois, saiu sua aposentadoria, no fim de agosto.

Segundo o Campo Grande News apurou, a criação de jacarés dele nunca foi fiscalizada como deveria, situação que é alvo de investigação da PF. A corporação também suspeita que Zahdi tenha sido beneficiado por ser funcionário do Ibama e também investiga o conflito de interesses entre as atividades dele como funcionário público e como empresário.

Os advogados dele informaram que foi apresentado recurso contra a multa de R$ 297 mil e que a licença da pousada estava sendo providenciada, para que possa ser reaberta.

Nos siga no Google Notícias