ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Prefeitura publica decreto que estimula ações sustentáveis em instituições

Comissão será responsável por analisar se as ações de empresas e instituições podem valer o selo de “sustentável”

Izabela Sanchez | 20/08/2019 09:23
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) ao lado do titular da Semadur, Luis Eduardo Costa, durante assinatura do decreto (Foto: Divulgação/PMCG)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) ao lado do titular da Semadur, Luis Eduardo Costa, durante assinatura do decreto (Foto: Divulgação/PMCG)

A Prefeitura divulgou no Diário Oficial desta terça-feira (20) o decreto que regulamenta o “selo verde”, certificado concedido a instituições públicas e privadas pela prática de ações que preservem o meio ambiente. A publicação não detalha quais ações serão exigidas das instituições.

Para pedir o selo, a instituição terá que comprovar as práticas sustentáveis por meio de documentação que será avaliada por uma Comissão da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana), responsável por determinar critérios ambientais “mínimos” para conceder o certificado.

Ao participar da solenidade de assinatura do decreto no último dia 15 o titular da Semadur, Luís Eduardo Costa, declarou que o decreto “abre caminho” para regulamentação do IPTU Ecológico. O programa é previsto em lei autorizativa de 2010, mas ainda não saiu do papel.

A mudança no imposto prevê desconto de até 10% para contribuintes que adotem sistemas de captação da água da chuva, reuso de água, aquecimento hidráulico e elétrico solar, além de construções com material sustentável.

O Selo Verde foi apresentado em 2017 pelo vereador Lívio Leite (PSDB) e aprovado no ano seguinte.

Nos siga no Google Notícias