ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Primeiros dias de setembro têm um incêndio florestal a cada hora em MS

Levantamento do órgão aponta que no período ocorreram 300 incêndios até está terça-feira (11) - 27 incêndios por dia

Guilherme Henri | 11/09/2018 13:23
Incêndio florestal em Inocência neste mês (Foto: Assessoria/ Bombeiros)
Incêndio florestal em Inocência neste mês (Foto: Assessoria/ Bombeiros)

Nos primeiros 11 dias de setembro foi registrado um incêndio florestal por hora em Mato Grosso do Sul, informou o Programa de Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Levantamento do órgão aponta que no período ocorreram 300 incêndios até está terça-feira (11) - 27 incêndios por dia. 

Além disso, o número que já é mais da metade do que registrado durante todo o mês passado (442). Ainda conforme o programa, em setembro do ano passado foram registrados 2.084 incêndios. Em 10 anos, a média de registro no mês é de 1.751 casos.

O alto número de casos está diretamente ligado com o calorão e a baixa umidade do ar. Sete cidades de Mato Grosso do Sul enfrentaram umidades relativa do ar extremamente baixa na segunda-feira (10). Em Coxim, o índice foi de 9%. Em Costa Rica e Chapadão do Sul, a umidade chegou a 10%. Cassilândia e Amambai tiveram registros de 11% e Água Clara e Bela Vista, 12%.

A umidade relativa do ar abaixo dos 12% é considerada de nível emergencial. Conforme classificação da meteorologia, o estado é de alerta quando os índices estão abaixo dos 20%.

A Organização Mundial de Saúde estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Além disso, as altas temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul na tarde de segunda-feira colocaram duas cidades do Estado dentre as mais quentes do país. No ranking do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Sonora ocupou a 2ª posição e Coxim a 8ª.

Nos siga no Google Notícias