ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Processo volta com risco de caducar, mas fazenda da caça a onças vira “modelo"

De nome novo, área agora faz parte de corredor ecológico para preservação do Pantanal

Aline dos Santos | 21/05/2021 11:08



Enquanto a operação Jaguar, já bastante esvaziada, voltou a andar nesta semana na Justiça de Aquidauana, a fazenda Santa Sophia, palco das imagens de caça às onças que rodaram o mundo, passou por conversão: agora, grafada como Santa Sofia, faz parte de um projeto de corredor ecológico, destinado à preservação do Pantanal.

Na quarta-feira (dia 19), depois de um ano de paralisia, o processo por crime do Sistema Nacional de Armas prosseguiu com a oitiva dos policiais federais e agente do Ibama que participaram da operação. A Jaguar teve duas fases, deflagradas em 2010 e 2011 pela PF (Polícia Federal).

Desde então, maior parte dos crimes prescreveu, ou seja, o Estado perdeu o direito de punir. Dos sete crimes iniciais,  Beatriz Rondon segue respondendo por somente um: posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Com a retomada deste processo, o advogado Rene Siufi pediu à Justiça a prescrição .

“No nosso entendimento, prescreveu, devido ao tempo do recebimento da denúncia até agora. Ela tem mais de 80 anos e o prazo prescricional conta pela metade. Fizemos o pedido ontem e está para o juiz decidir”, afirma Siufi.

Na audiência, o magistrado Ronaldo Gonçalves Onofri tinha dado prazo de dez dias para a manifestação da defesa.

Imagem mostra onça em cima de uma árvore sob a mira de caçadores. (Foto: Reprodução)
Imagem mostra onça em cima de uma árvore sob a mira de caçadores. (Foto: Reprodução)

Se o processo prescrever de fato, acabam todas as denúncias contra a pecuarista. Os crimes iniciais foram  caça, associação criminosa, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

A operação foi marcada pela divulgação de vídeo em que a pecuarista Beatriz Rondon afirma que uma onça recém-abatida era “uma fêmea muito bonita, mas que estava comendo minhas vacas”.

A ação na Vara Criminal de Aquidauana é contra Beatriz Rondon, Juscelino Machado de Araripe e Oleg Veber. Para este último, a ação foi suspensa.  A defesa de Juscelino informou hoje ao Campo Grande News que mantém o entendimento de que o desfecho será a extinção da punibilidade.

“O entendimento que o processo penal, como instrumento, não tem razão de ser, quando o único resultado previsível levará, inevitavelmente, ao reconhecimento da prescrição, e consequente extinção da punibilidade, pois presentes atenuantes e demais condições pessoais do acusado que norteiam a aplicação do direito em patamar compatível a ser atingido pela perca do poder estatal de punir",  afirmou o advogado Henrique Gabriel Dimidiuk.

Conversão -  De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, a partir da compra da fazenda Santa Sofia, ambientalistas e empresários tentam atrair produtores rurais vizinhos para formar um corredor biológico privado, destinado à conservação e exploração sustentável do bioma.

Nos siga no Google Notícias