ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

Proibição de queimadas controladas só vale para a Amazônia, decide governo

Edição extra do Diário Oficial da União trouxe mudança em medida que havia sido publicada na quinta-feira

Marta Ferreira | 31/08/2019 09:50
Imagem da Nasa mostra fumaça de queimadas na Amazônia, região onde o uso do fogo para limpar áreas está proibido por 60 dias. (Foto: Nasa)
Imagem da Nasa mostra fumaça de queimadas na Amazônia, região onde o uso do fogo para limpar áreas está proibido por 60 dias. (Foto: Nasa)

Depois de publicar decreto na quinta-feira (29), proibindo as queimadas em todo o território nacional, o governo federal, alterou a medida nesta sexta-feira, com nova publicação em edição extra do Diário Oficial da União. O decreto, agora, estabelece que a proibição só vale para a Amazônia Legal, onde o uso do fogo, comum na atividade agropecuária, principalmente para limpeza de áreas de pastagem, está proibido por 60 dias.

A medida, segundo o governo federal, “é excepcional e temporária e se soma às respostas aos incêndios que atingem várias regiões do país nesse período de seca, inclusive a região amazônica.”

A região da Amazônia Legal compreende os sete estados da região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), além de Maranhão e Mato Grosso. É diferente do bioma Amazônia, que abrange também terras de países vizinhos como Bolívia, Venezuela, Equador, Peru e Guianas.

O novo decreto estabelece que a suspensão não se aplica a "práticas agrícolas, fora da Amazônia Legal, quando imprescindíveis à realização da operação de colheita".

Para fazer a chamada queimada controlada é preciso autorização prévia de órgão ambiental estadual, que poderá negá-la se forem constatados risco de vida, danos ambientais ou condições meteorológicas desfavoráveis.

Nos siga no Google Notícias