A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Outubro de 2018

03/10/2018 12:52

Projeto quer incentivo a geração de energia através da biomassa

Proposta foi apresentada no legislativo estadual e vai ser votada em breve pelos deputados

Leonardo Rocha
Deputados Junior Mochi (MDB) e Felipe Orro (PSDB), autor do projeto, durante sessão (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)Deputados Junior Mochi (MDB) e Felipe Orro (PSDB), autor do projeto, durante sessão (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

O projeto apresentado na Assembleia quer criar um programa estadual de incentivo a produção de energia através da biomassa e biogás. A intenção é além de dispor de outras formas de energia, também contribuir com o meio ambiente, já que nos dois casos não existe a degradação provocada pelos modelos atuais.

A energia vindo da biomassa é de origem de matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos e até lixo. Já a biogás é produzida pela mistura de dióxido de carbono e metano, usada como combustível para fogões, motores e geração de energia elétrica.

O autor do projeto, o deputado Felipe Orro (PSDB), explica que muitos dejetos produzidos pela pecuária e também por resíduos orgânicos em Mato Grosso do Sul, poderiam ser aproveitados para gerar energia. A proposta inclusive defende a instalação de “biodigestores”, que são equipamentos que possibilitam este reaproveitamento.

“O objetivo é que o Estado saia na frente para concessão desse incentivo e possa preservar nosso meio ambiente. Estamos sempre preocupados com as questões ambientais. Além disso, esse projeto também incentivará a geração de renda e emprego”, justificou o autor.

A matéria segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a proposta.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions