ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Queima ilegal de lavoura rende multa milionária a empreiteira

Equipe passava pelo local quando se deparou com o fogo

Mariely Barros | 11/06/2021 11:27
Lavoura incendiada no município de Rio Brilhante (Foto: divulgação)
Lavoura incendiada no município de Rio Brilhante (Foto: divulgação)

Empresa de cultivo de cana foi autuada em R$ 1,47 milhão pela PMA (Policia Militar Ambiental ) por queima ilegal de 1.470 hectares de cana-de-açúcar na quinta-feira (10). Os militares realizaram trabalhos de orientação nas propriedades rurais de Rio Brilhante, a 163 km de Campo Grande, quando passaram pela lavoura incendiada.

Quando os militares chegaram ao local o fogo já havia consumido parte da lavoura que estava pronta para colheita. A empreiteira, com sede na cidade de Lins (SP), cultiva, colhe e vende a cana-de-açúcar para uma usina sucroenergética de Rio Brilhante.

Segundo a PMA, a queima controlada pode ser feita nas propriedades rurais, desde que o proprietário tenha a licença ambiental do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

A PMA localizou o responsável pela queima, que se identificou como gerente da empresa de cultivo de cana, e disse aos militares que não sabia como o incêndio começou e que não possuía a licença para queima.

O incêndio ocorria somente na cana-de-açúcar que estava pronta para a colheita e no local já havia frente de colheita mecanizada. Assim que o fogo foi controlado, a equipe realizou levantamentos com uso de GPS e drone, medindo a área incendiada, contabilizando 1.470 hectares de lavoura queimada. A empresa empreiteira proprietária da cana-de-açúcar também foi autuada administrativamente.

Nos siga no Google Notícias