Semana começa com chuva em Campo Grande e alerta de tempestade em MS
Inmet aponta risco de ventos fortes e granizo; Capital já registra até 12,4 mm nas últimas horas
A semana começou com chuva em Campo Grande e mudança no tempo após dias de calor intenso e baixa umidade. Nas primeiras horas desta segunda-feira, a Capital já registrava céu encoberto, chuva contínua e visibilidade reduzida, indicando a chegada de instabilidades associadas ao avanço de uma frente fria sobre Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande amanheceu com chuva nesta segunda-feira com a chegada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul. O Inmet emitiu alertas de perigo com chuvas de até 60 milímetros por hora e rajadas de vento de 100 km/h. As temperaturas máximas na Capital devem variar entre 29°C e 33°C. A instabilidade deve persistir durante a semana, com acumulados entre 60 e 120 milímetros nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado.
A virada no tempo já havia sido prevista pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), que apontava a formação de áreas de instabilidade entre o domingo e esta segunda-feira, com tendência de espalhamento da chuva por diversas regiões do Estado . O cenário é resultado da combinação entre calor acumulado nos últimos dias, alta umidade e a atuação de sistemas atmosféricos que favorecem a formação de tempestades.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas que abrangem grande parte do estado. O aviso de perigo potencial prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Já o alerta mais severo eleva os acumulados para até 60 milímetros por hora, com rajadas que podem chegar a 100 km/h, aumentando o risco de alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Em Campo Grande, os primeiros volumes já foram registrados nas últimas 12 horas, conforme dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). No Córrego Anhanduizinho, o acumulado chegou a 12,4 milímetros. Na região da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Aparecida Gonçalves Saraiva, no Universitário, foram 7,8 milímetros. Já na Vila Santa Luzia, o volume registrado foi de 4,2 milímetros, enquanto no Jardim Panamá foram 3,8 milímetros.
Na Capital, as temperaturas máximas previstas ficam mais amenas nesta segunda-feira, variando entre 29°C e 33°C, já sob influência da instabilidade provocada pela frente fria.
No interior, os termômetros ainda apresentam contraste entre regiões: no sul e Cone-Sul, cidades como Dourados e Ponta Porã devem registrar máximas entre 22°C e 31°C, enquanto no sudoeste e Pantanal, casos de Corumbá e Aquidauana ainda podem alcançar até 37°C. Já nas regiões norte, leste e Bolsão, municípios como Três Lagoas, Coxim e Paranaíba devem ter máximas entre 29°C e 35°C, refletindo a transição entre o calor anterior e a chegada do ar mais instável .
A previsão indica que a instabilidade deve persistir ao longo da semana, com acumulados superiores a 30 milímetros em grande parte de Mato Grosso do Sul e volumes que podem variar entre 60 e 120 milímetros, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado . Além da chuva, há previsão de ventos entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de rajadas mais intensas, e queda nas temperaturas, principalmente na metade sul.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




