ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

Sindicância considerou "acidente de trabalho" primeira fuga de onça do Cras

Aline Queiroz | 04/01/2011 15:31

A sindicância instaurada para apurar a primeira fuga da onça-pintada do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), ocorrida em 29 de outubro, terminou sem punições. O animal já fugiu novamente, dois dias após ser recapturado.

De acordo com o coordenador do Centro, Elson Borges, as investigações levaram a crer que foi um acidente de trabalho o que motivou a fuga do felino.

Nova sindicância foi aberta para apurar se houve negligência ou erro nos procedimentos adotados no Cras, de onde a onça fugiu pela segunda vez no dia 30 de dezembro.

O animal reapareceu em busca de comida e caiu em uma das armadilhas colocadas. Dois dias depois, a onça conseguiu destruir a cerca da jaula onde estava e desde então não é mais vista.

Desde que o animal escapou, o único trabalho para tentar recuperar a onça se resume a armadilhas espalhadas pela reserva do Parque dos Poderes.

Segundo o coordenador do Cras, Elson Borges, primeira fuga de animal foi considerada acidente de trabalho.
Segundo o coordenador do Cras, Elson Borges, primeira fuga de animal foi considerada acidente de trabalho.

Eficaz-O chefe substituto do Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), ligado ao Instituto Chico Mendes, Rogério Cunha, acredita que esta seja a medida mais eficaz para tentar localizar o animal.

“Se o bicho está presente, se tem rastros se intensifica a busca, mas, se sumiu e não sabe para onde foi é o melhor”, argumenta Rogério.

Ele acredita que a onça não oferece risco à população e ressalta que ela ficou durante quase dois meses solta e não atacou seres humanos.

Entretanto, Rogério reforça que a situação exige cuidado. “Não dá para falar que não oferece risco algum mas não é alerta, toque de recolher”, completa.

Superlotação- Rogério conhece o Cras de Campo Grande e garante que o local tem estrutura.

Entretanto, pondera que, assim como em outros centros do País, o problema do Cras é a superpopulação.

Quando a onça foi recapturada, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros, deu entrevista sobre o assunto. Hoje, foi procurado via assessoria de imprensa, mas não houve retorno.

Ao ser indagado esta manhã sobre o assunto, o governador André Puccinelli (PMDB), disse ter a expectativa de que a onça-pintada seja logo "reapresentada".

Nos siga no Google Notícias