ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Temporal foi concentrado na Nova Campo Grande por formação de nuvem cumulonimbus

O calor estava espalhado pela cidade, mas região afetada tinha o maior “estoque” de umidade

Aline dos Santos | 19/01/2022 10:43
Por volta de 17h40, câmera registrou nuvem cumulunimbus (à direita) no céu da cidade. (Foto: Reprodução/Clima Ao Vivo)
Por volta de 17h40, câmera registrou nuvem cumulunimbus (à direita) no céu da cidade. (Foto: Reprodução/Clima Ao Vivo)

A concentração da chuva na tarde de ontem nos bairros Nova Campo Grande e Santo Amaro, na saída para Aquidauana, pode ser explicada pela alta temperatura e maior presença de umidade do que nas demais regiões da Capital.

O temporal chamou a atenção por ficar restrito a essa borda da cidade, na região Oeste, enquanto que no Centro e demais áreas, não caiu uma gota. A combinação do calor e muita umidade resultou na formação da nuvem cumulonimbus, que provoca chuva forte, queda de granizo e ventania.

“A formação dessa nuvem é decorrente da alta temperatura e presença de umidade. A umidade não é homogênea [em toda a cidade]. Formou a cumulonimbus, com queda de granizo e rajada de vento de até 83 km/h”, afirma o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica do Tempo da Uniderp.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ou seja, nas outras regiões de Campo Grande, não havia tanta umidade no ar para a formação desse tipo de nuvem. “É a mais perigosa para a aviação. Se tivesse aeronave decolando teria que esperar”, diz o meteorologista.

A região da chuva forte é onde fica localizado o Aeroporto Internacional de Campo Grande. No terminal, o vento derrubou divisórias e parte do teto em área que passa por reforma.

A ventania retorceu a cobertura metálica da obra de posto de combustíveis na Avenida Duque de Caxias. A rajada de vento derrubou árvores, enquanto a queda de granizo assustou moradores. A região teve interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Vento retorceu estrutura metálica em obra na Avenida Duque de Caxias. (Foto: Marcos Maluf)
Vento retorceu estrutura metálica em obra na Avenida Duque de Caxias. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias