ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Testemunhas viram corte de ipê, mas ninguém foi identificado

Nícholas Vasconcelos | 30/11/2012 17:14
Polícia espera laudos da perícia para identificar autores do corte do ipê. (Foto: Simão Nogueira)
Polícia espera laudos da perícia para identificar autores do corte do ipê. (Foto: Simão Nogueira)

As três testemunhas ouvidas pela Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) confirmaram que viram o corte do ipê da rotatória das avenidas Mato Grosso com a Via Parque, mas não conseguiram identificar os responsáveis pelo procedimento.

De acordo com a delegada Rôzeman Geise Rodrigues de Paula, as pessoas que testemunharam o corte acreditavam ser um trabalho da Prefeitura de Campo Grande. O registro da ocorrência da poda foi feita pela própria Prefeitura, que não autorizou o procedimento por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).
“Nós agora precisamos esperar o laudo da perícia, que deve mostrar a empresa que fez o corte”, contou a delegada.

Rôzeman explicou que as equipes da Polícia foram até o aterro sanitário para saber se alguém havia presenciado a chegada do caminhão com os galhos do ipê, mas nada foi encontrado. A expectativa é de que os laudos periciais sejam entregues para a Decat dentro de 10 dias.

“Também percorremos a Via Parque para saber se há outras imagens de câmeras, mas não encontramos”, explicou. O vídeo de quase cinco minutos de duração mostra um caminhão amarelo parado sobre a rotatória, no cruzamento das avenidas e em seguida sai carregado com material, que aparentam ser galhos do ipê já podado.

Um laudo da Prefeitura deve informar foi o dano causado para árvore, se ela vai conseguir se regenerar ou se o dano é permanente.

A Polícia ainda não confirmou a suspeita de que o corte tenha ocorrido para dar visibilidade a um painel de LED instalado em frente à rotatória. O proprietário da empresa Led’s Mídia, dona do equipamento, nega que tenha sido responsável pelo procedimento.

O corte do ipê gerou indignação entre os internautas e até uma placa foi colocada na rotatória em frente a arvore, como forma de protesto. O cartaz trazia a mensagem de “Aquele outdoor me mutilou. Buzine pela vida!”.

Ele foi retirado do local pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito) a pedido dos motoristas que reclamaram que a placa estava atrapalhando a visibilidade no trânsito.

Nos siga no Google Notícias