ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 17º

Meio Ambiente

Trabalhadores encontram filhote de onça em plantação de cana-de-açúcar

Influenciadora postou vídeo nas redes sociais e afirmou que apenas retirou animal para não ser atropelado

Por Ana Paula Chuva | 19/12/2023 17:32


Trabalhadores de uma usina sucroenergética em Vicentina, a 248 quilômetros de Campo Grande, foram surpreendidos por um filhote de onça durante a colheita em uma plantação de cana-de-açúcar. A cena foi gravada e divulgada pela tratorista e influenciadora Edijane Rosa em uma rede social na segunda-feira (18).

Na gravação, a influenciadora desce do trator e diz que não acreditava no que haviam encontrado e que ela nunca havia visto na vida. Ela caminha até a frente de outra máquina agrícola onde estão alguns colegas. Um deles faz carinho no filhote e em seguida Edijane também se aproxima e acaricia o animal.

“Rapaz, a mãe dela não tá por aqui não gente?”, diz a influenciadora. Em seguida, eles dão água para a onça em uma garrafa e o vídeo termina com a mulher fazendo carinho no animal e perguntando se seus seguidores já viram um filhote desses em algum canavial.

Em outro vídeo, Edijane afirma que eles retiraram o animal do local porque precisam terminar o trabalho e evitaram que a máquina passasse por cima dela. “Deixamos ela em um lugar para que a mamãe a encontrasse. Se os meninos ver que a mamãe não voltou, vão ligar para buscar ela. Mas nós não judiamos de ninguém. Fiz o videozinho ali na hora e ela tá lá no habitat dela, sã e salva”, explicou a influenciadora.

Ao Campo Grande News, a PMA (Polícia Militar Ambiental) informou que não foi acionada, apenas recebeu o vídeo e que nesses casos é preciso manter distância do animal, já que a proximidade pode oferecer riscos.

“Em se tratando de filhotes de felinos e carnívoros, a mãe pode estar próxima e ter ido apenas caçar. Então essa aproximação não é indicada. A pessoa deve buscar a Polícia Militar Ambiental para circunstâncias a orientação é diferente. Estamos entrando em contato com ela para saber o que foi feito com o animal”, explicou a capitã Tamara de Brito Moura.

Sobre ser uma onça-pintada, a capitã pontuou ainda que apenas pelo vídeo não é possível ter certeza, já que filhotes de onças-pardas também tem a pelagem com pintas. “Até pela região que diz ser o vídeo é mais fácil ser onça-parda do que pintada, mas só pela imagem é difícil falar”, disse a capitã.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias