ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Três mineradoras são alvo de investigação do MPF no Estado

Segundo o órgão, em todos os casos está sendo cobrada a Política Nacional de Segurança de Barragens.

Gabriel Neris | 28/01/2019 18:38
Mineradoras de Corumbá são alvo de investigação do MPF (Foto: Divulgação)
Mineradoras de Corumbá são alvo de investigação do MPF (Foto: Divulgação)

A tragédia de Brumadinho (MG), onde uma barragem da Vale se rompeu na sexta-feira (25) e provocou dezenas de mortes, fez o sinal ficar alerta em outras locais onde há atividades semelhantes. O MPF-MS (Ministério Público Federal) possui pelo menos três inquéritos civis envolvendo atividades de mineradoras em Mato Grosso do Sul.

Todos os casos são em Corumbá, a 419 km de Campo Grande. Um dos inquéritos envolve a Barragem Sul, de responsabilidade da Vetorial Mineração. Conforme o MPF-MS, nela está sendo cobrada a Política Nacional de Segurança de Barragens.

Outro inquérito também envolve a segurança das barragens Bacia Pé da Serra e Bacia Alto da Serra, todas da Urucum Mineração S.A. A terceira que é alvo do MPF-MS é a Barragem do Gregório e Dique 2, da Mineração Corumbaense Reunida S.A, subsidiária da Vale, também envolvendo política de segurança.

Em nota, o MPF-MS informou que solicitou comprovação documental por parte das empresas. Também acompanhou vistoria especializada e simulação de emergência em novembro do ano passado. Em agosto do ano passado os três inquéritos civis foram prorrogados por mais um ano.

Nesta segunda-feira o governo do Estado informou que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) coordenará a fiscalização das barragens de rejeitos de minério de ferro em Corumbá, a partir de amanhã.

O foco da vistoria na Morraria do Urucum, onde está situada a reserva de minério de ferro e manganês, que deve ocorrer na quarta e quinta-feira, é a Barragem do Gregório, que tem capacidade semelhante a da cidade mineira onde ocorreu a tragédia na semana passada.

Nos siga no Google Notícias