Umidade do ar pode chegar a 12% em Campo Grande e 38 municípios de MS
Alerta indica risco à saúde e de incêndios florestais
Campo Grande e outras 38 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta laranja de baixa umidade, conforme aviso emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Das 12h até o final da tarde desta sexta-feira (1º), a umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 20%.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para 39 cidades de Mato Grosso do Sul devido à baixa umidade do ar. A previsão indica que os níveis podem variar entre 12% e 20% nesta sexta-feira, apresentando riscos à saúde e aumentando o perigo de incêndios florestais. As autoridades recomendam aumentar a ingestão de líquidos, evitar exercícios físicos nos horários mais quentes e usar hidratantes corporais. Os demais 40 municípios do estado estão sob alerta amarelo, com umidade entre 20% e 30%, exigindo também cuidados preventivos.
O alerta indica risco à saúde e também de incêndios florestais. Entre os efeitos mais comuns da baixa umidade estão o ressecamento da pele, além de desconfortos nos olhos, boca e nariz.
Diante do cenário, as recomendações incluem o aumento na ingestão de líquidos, evitar atividades físicas nos horários mais quentes do dia e a exposição direta ao sol. Também é indicado o uso de hidratantes corporais e a umidificação dos ambientes.
As cidades sob alerta laranja são: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
Os outros 40 municípios do Estado estão sob alerta amarelo, que indica perigo potencial. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 20% e 30%, com risco menor à saúde e ao meio ambiente. Ainda assim, as mesmas recomendações de cuidado com o corpo e redução de exposição ao calor continuam válidas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.