ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Veterinária flagra jaguatirica atacando jacaré no Pantanal

Felino foi registrado carregando corpo do outro animal, após o ataque, próximo à Estrada Parque

Guilherme Correia | 22/06/2022 08:15

Cena inusitada até para quem é da região, uma jaguatirica foi flagrada atacando um jacaré, nas margens da Estrada Parque do Pantanal, em Corumbá, distante 428 quilômetros da Capital.

A médica veterinária Tamara Couto, de 36 anos, relata que viajou para conhecer a região, na semana passada, e na volta para Campo Grande, passou pela via composta pelas rodovias MS-228 e MS-184.

“Falaram que era uma maneira barata de conhecer o Pantanal, tinha paisagens bonitas e dava para ver os bichos. Fui por lá para dar uma passeada. No começo, vi um monte de jacaré, ariranhas vindo na beirada. Vimos cervos e diversas aves, mas não imaginava que eu iria ver essa cena.”

Jaguatirica atacou jacaré e arrastou corpo até vegetação nas proximidades. (Foto: Tamara Couto)
Jaguatirica atacou jacaré e arrastou corpo até vegetação nas proximidades. (Foto: Tamara Couto)

São mais de 72 pontes espalhadas por 130 quilômetros de estrada de terra, que liga a cidade corumbaense até entroncamento na BR-262, no local conhecido como Buraco das Piranhas.

“Foi muita sorte, porque o pessoal da região disse que nunca viu isso. Meu pai trabalhou por muitos anos no Pantanal e nunca presenciou a cena do ataque, ainda mais se for uma jaguatirica.”

A médica veterinária acredita que trata-se de uma jaguatirica, animal que tem porte menor que o de uma onça-pintada, ainda que algumas pessoas duvidem. “Bastante gente está falando que é onça, porque ‘jaguatirica não pega jacaré’. Então, no fim, não tenho certeza, mas para mim, é uma jaguatirica.”

“Não tinha certeza de que bicho era, fui filmando, e quando estava em cima da ponte, vi que era uma jaguatirica. Voou um monte de pássaros, passei bem na hora que ela ataca. Passou uns dois minutos, ela viu a gente e começou a esconder o jacaré", completa.

O biólogo David Barbosa comenta que a pelagem e o tamanho do animal indicam que pode se tratar deste espécime. "Pelo padrão listrado e porte relativamente médio, eu diria que é jaguatirica. Onça não costuma ter listras longilíneas, apenas pintas". O pesquisador também descarta a possibilidade de ser um gato-do-mato, felino ainda menor e que dificilmente predaria um jacaré.

Nos siga no Google Notícias